• Home
  • Política
  • Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado pela 2ª vez

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado pela 2ª vez

Com 73 dos 81 votos, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito o novo presidente do Senado neste sábado (1º), com mandato até fevereiro de 2027. O senador sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e vai comandar a Casa pela segunda vez – a primeira foi entre 2019 e 2021.

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ao lado de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comemora eleição para presidente do Senado (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que também disputavam o cargo, obtiveram 4 votos cada um. Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) renunciaram a suas candidaturas durante a reunião preparatória.

  1. Soraya Thronicke renuncia à candidatura à presidência do Senado

  2. Senado e Câmara definem novos presidentes; nome de MS está na disputa neste sábado

No primeiro discurso como presidente do Senado, Davi Alcolumbre, agradeceu a votação expressiva e prometeu atuar na construção de consensos para melhorar a vida do povo brasileiro.

“Minhas primeiras palavras não poderiam ser outras: muito obrigado pela confiança novamente em mim depositada. Tenham certeza de que buscarei, ao longo dos próximos dois anos, fazer jus a essa confiança, consolidada na votação expressiva com que me honraram no dia de hoje. Quero ser um catalizador do desejo deste Plenário e ajudar a construir os consensos necessários para melhorar a vida da população brasileira”, afirmou o presidente do Senado.

Também neste sábado, foram eleitos por aclamação os demais integrantes da Mesa do Senado no biênio 2025-2026. Os senadores são:

  • Primeira-Vice-Presidência: Eduardo Gomes (PL-TO)
  • Segunda-Vice-Presidência: Humberto Costa (PT-PE)
  • Primeira-Secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
  • Segunda-Secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)
  • Terceira-Secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)
  • Quarta-Secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)

Suplência de Secretaria:

  • Chico Rodrigues (PSB-RR)
  • Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
  • Styvenson Valentim (Podemos-RN)
  • Soraya Thronicke (Podemos-MS)

Trajetória do novo presidente do Senado

David Samuel Alcolumbre Tobelem nasceu em 19 de junho de 1977, em Macapá (AP). Começou a carreira política como vereador da capital amapaense, eleito pelo PDT em 2001.

No ano seguinte, elegeu-se deputado federal. Em 2005, filiou-se ao então Partido da Frente Liberal (depois chamado Democratas e, hoje, União Brasil). Em 2006, conquistou um novo mandato na Câmara dos Deputados.

Em 2009, licenciou-se para assumir o cargo de secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá, durante a gestão do prefeito Roberto Góes. Retornou à Câmara em março de 2010, concorreu a mais um mandato e foi reeleito.

Em 2014, foi eleito senador. Em 2015, comandou a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e, em 2018, licenciou-se para concorrer ao governo do Amapá, mas não foi eleito.

Na volta ao Senado, em 2019, foi escolhido presidente da Casa pela primeira vez, o mais jovem a ocupar o cargo. Naquele mesmo ano, como presidente da República em exercício, assinou a transferência definitiva das terras da União ao Amapá, uma reivindicação do estado de mais de 30 anos.

Foi reeleito para o Senado em 2022 e presidia a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

*Com informações da Agência Senado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Botafogo x Flamengo: horário e onde assistir à final da Supercopa do Brasil

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo (2), às 16h (de Brasília), no Mangueirão, em…

Mulher morre após buscar atendimento em UBS de Cuiabá com suspeita de dengue

Mulher morre após buscar atendimento em UBS de Cuiabá com suspeita de dengue – CenárioMT…

Soraya Thronicke renuncia à candidatura à presidência do Senado

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) renunciou à sua candidatura à presidência do Senado neste sábado…