Os trabalhadores responsáveis pelo atendimento das chamadas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) encerraram a greve na noite desta quarta-feira (17). A paralisação teve início nas primeiras horas desta quarta-feira, em razão de atrasos no pagamento dos salários e benefícios dos servidores.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos de Mato Grosso (Sinttel-MT), na assembleia foi aprovado pela maioria o fim da Greve, tendo em vista que alcançaram o resultado esperado.
“O pagamento dos salários e também do vale alimentação de forma integral foi feito, encerrando as reivindicações”, diz um trecho da nota enviada pelo sindicato.
Motivos da greve
Ainda segundo o Sinttel, 67 funcionários de uma empresa terceirizada cruzaram os braços em protesto contra o atraso no pagamento de salários, vale-alimentação e outros benefícios. Segundo ele, a pendência já perdurava há 11 dias.
Apesar da paralisação, a lei exige que 30% dos trabalhadores permaneçam em atividade. Na prática, isso significa que apenas 20 operadores mantiveram o atendimento às ligações nos números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).
O Sinttel afirmou ainda que, desde julho, tentava negociar com a empresa para evitar a greve. Houve um acordo de que, a partir de agosto, não haveria mais atrasos, mas o compromisso não foi cumprido. Além disso, o vale-alimentação voltou a ser fracionado, o que contraria a convenção coletiva da categoria.
O diretor financeiro do Sinttel, Rodinei Ramos Penha, destacou que os funcionários não tiveram alternativa diante da falta de solução.
O que diz o Estado?
Nesta quarta-feira, ainda durante a greve, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou, por meio de nota, que o Governo do Estado tem realizado os repasses para a empresa contratada em dia e que ela foi notificada para regularizar a situação com os funcionários.
O Primeira Página tenta contato com a empresa responsável pelos funcionários.