O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), disse durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (9), em Cuiabá, que o programa de tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está causando uma desordem no mundo.
Segundo Mendes, a situação pode trazer consequências graves como a recessão mundial, desaquecimento da economia, diminuição das importações, desemprego e outras consequências no mundo, no Brasil e em Mato Grosso.
“Se afeta o mundo inteiro, nós não somos uma ilha dentro desse planeta. Vai afetar o estado de Mato Grosso, sim. Porque tarifas altas, impostos altos, significa aumento do custo de vida. Nós, brasileiros, nós, mato-grossenses, qualquer cidadão ao redor do planeta, será afetado por esse ‘tarifaço’ dele, que criou uma desordem na economia mundial. Isso é muito grave”, afirmou Mauro Mendes.
Nessa terça-feira (9), o presidente Donald Trump anunciou um aumento nas tarifas de importação de produtos chineses para 125%. Essa medida tem efeito imediato.
O governo também anunciou tarifas a partir de 10% contra 185 países, inclusive o Brasil.
Estados Unidos x Mato Grosso
Os Estados Unidos são a maior potência do mundo, com influência política, econômica, militar, cultural e estratégica. O país tem uma economia desenvolvida, com acesso a recursos naturais, infraestrutura, mão de obra qualificada e tecnologia.
Já Mato Grosso é um importante produtor agrícola e exporta, por exemplo, para os Estados Unidos, carne bovina, soja, milho, algodão, farelo de soja, celulose, ferro-gusa, óleos, açúcar, couro, carne de aves, peixes, ovos, e madeira.
-
Governador de MT sobe no telhado do PS de Várzea Grande