• Home
  • Economia
  • Dólar devolve ganhos e renda variável recupera em janeiro; veja rendimentos

Dólar devolve ganhos e renda variável recupera em janeiro; veja rendimentos

O dólar Ptax encerrou o primeiro mês deste ano com queda de 5,85%, a maior desvalorização mensal desde março de 2022, quando recuou 7,81%. O resultado veio depois de três meses consecutivos de alta, de acordo com dados da consultoria Elos Ayta.

Paralelo a isso, a renda variável começa a se recuperar, apesar do ciclo de alta da taxa básica de juros, a Selic, que penaliza os ativos do mercado.

“Esse alívio cambial contrasta com a valorização acumulada no último trimestre de 2024, que chegou a 27,91% em dezembro e 22,65% em novembro”, disse a consultoria.

“Apesar da recente correção, a moeda norte-americana ainda apresenta um ganho anualizado de 17,7%, refletindo as incertezas econômicas que marcaram o período.”

A recuperação do Ibovespa e do índice Small Caps em janeiro destaca a relação inversa entre o desempenho da moeda norte-americana e o mercado acionário brasileiro, segundo a Elos Ayta.

“Historicamente, um dólar mais fraco tende a beneficiar a renda variável, sobretudo em países emergentes, ao aliviar a pressão sobre os custos de importação e reduzir o impacto de fatores externos, como a saída de capital estrangeiro”, afirma a consultoria.

O índice Small Caps avançou 6,11%, enquanto o Ibovespa subiu 4,86%, interrompendo uma sequência de quatro meses de perdas consecutivas. Esse foi o melhor desempenho mensal do principal índice da bolsa brasileira desde agosto de 2024, quando registrou alta de 6,54%.

“Além do cenário positivo para a renda variável e o ouro, é interessante observar a resiliência do CDI, que acumulou 10,87% em 12 meses, mantendo-se como uma alternativa conservadora e atrativa em um ambiente de juros elevados”, acrescenta a Elos Ayta.

Outro ponto relevante é o desempenho do BDRX, que apesar da queda de 4,23% em janeiro, acumula ganhos significativos no horizonte anual, demonstrando o interesse contínuo dos investidores em ativos internacionais.

“O mercado inicia 2025 com sinais de otimismo, mas ainda cercado de incertezas. O comportamento do dólar, o impacto da política monetária global e a recuperação da economia brasileira serão fatores determinantes para os próximos meses.”

Aplicações mais valorizadas

Na contramão, o desempenho negativo do dólar foi acompanhado pela valorização do ouro, que liderou os ganhos em janeiro com alta de 7,02%, confirmando seu papel como ativo de proteção em momentos de volatilidade.

Já em relação as moedas digitais, o Bitcoin segue como o ativo de maior rentabilidade no acumulado de 12 meses, com valorização de 184,09% no período, evidenciando o crescente apetite por ativos digitais.

Reforma tributária cria “nanoempreendedor”; entenda nova categoria

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Conselho Municipal traça estratégias para impulsionar Sorriso como destino turístico

Conselho Municipal traça estratégias para impulsionar Sorriso como destino turístico – CenárioMT …

Agenda econômica vai andar de olho em 2026, diz analista da XP ao WW

Ao entrarem na metade dos atuais mandatos, ambos o governo federal e o Congresso Nacional…

Caxias x Juventude: horário e onde assistir ao jogo do Gauchão

O Estádio Centenário de Caxias será palco de um importante confronto pelo Gauchão 2025 neste…