• Home
  • Economia
  • Dólar sobe com temores após tarifas de Trump; Ibovespa recua

Dólar sobe com temores após tarifas de Trump; Ibovespa recua

O dólar operava em alta na manhã desta segunda-feira (3) e a bolsa brasileira recuava na abertura, após o presidente dos EUA, Donald Trump, impor tarifas ao México, ao Canadá e à China no fim de semana, e ameaçar fazer o mesmo com a União Europeia e o Reino Unido.

O republicano determinou taxas de 25% aos vizinhos norte-americanos, e de 10% aos produtos importados da China. As medidas passam a valer nesta terça-feira (4). Líderes dos países afetados já sinalizaram retaliação.

Por volta das 10h17, o dólar subia 0,36% ante o real, negociado a R$ 5,8622 na venda. Na sexta-feira (31), a divisa encerrou com queda de 0,3%, a R$ 5,835.

No mesmo horário, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, caía 0,30%, a 125.759,70 pontos.

Em janeiro, o real valorizou mais de 5,5% ante o par norte-americano.

A decisão de Trump pressiona bolsas ao redor do mundo neste início de semana. Índices da Ásia fecharam em queda forte, com destaque ao tombo de 2,66% do Nikkei, em Tóquio, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 2,52% em Seul.

As ações também recuam na Europa. O índice Stoxx 600, que concentra as principais empresas do continente, perdia quase 1,3%.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou no sábado (1º) a imposição de tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos da China, para atender a uma emergência nacional sobre o fentanil e a entrada de estrangeiros ilegais no país, disseram autoridades da Casa Branca.

Produtos do setor de energia do Canadá terão apenas uma tarifa de 10%, mas as importações mexicanas de energia serão cobradas em 25%, disseram as autoridades a jornalistas.

A taxação de produtos importados foi uma das principais bandeiras da campanha de Trump. O presidente declarou emergência nacional sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, o que permite amplos poderes para lidar com crises, para autorizar as tarifas.

Retaliação

Em resposta, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse no sábado que o país imporia tarifas de 25% sobre 155 bilhões de dólares canadenses (106,5 bilhões de dólares) de produtos dos EUA em resposta às tarifas dos EUA.

Já a presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu a implementação de medidas tarifárias e não tarifárias em resposta à decisão dos EUA.

Em uma publicação no X, Sheinbaum disse que o seu governo procurou o diálogo em vez do confronto com o seu vizinho do norte, mas que o México foi forçado a responder na mesma moeda.

O governo da China denunciou, no domingo (2), a imposição pelo governo Trump de uma tarifa de 10% sobre as importações chinesas.

“Pequim desafiará a tarifa do presidente Donald Trump na Organização Mundial do Comércio e tomará “contramedidas” não especificadas em resposta à taxa, que entra em vigor na terça-feira (4)”, disseram os ministérios das finanças e do comércio.

No Brasil

Na agenda macroeconômica do dia, os investidores avaliavam pesquisas sobre a atividade industrial no Brasil, às 10h, e aguardam a dos EUA, às 11h45 e 12h.

Mais cedo, analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver uma inflação ligeiramente mais alta ao fim deste ano e do próximo, segundo a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento mostrou que a expectativa para o IPCA agora é de alta de 5,51% ao fim deste ano, de 5,50% na pesquisa anterior, no que foi a 16ª semana consecutiva de aumento na previsão. Para 2026, a projeção para a inflação brasileira é de 4,28%, de 4,22% anteriormente.

O centro da meta perseguida pelo BC é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam

*Com informações da Reuters

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Câmara de Lucas do Rio Verde inicia calendário legislativo com foco em nova sede

Câmara de Lucas do Rio Verde inicia calendário legislativo com foco em nova sede –…

Trump diz ter conversado com Trudeau e que ambos conversarão novamente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (3) que conversou com o…

NBA: De’Aaron Fox e Zach LaVine são envolvidos em troca de três times

O armador De’Aaron Fox está prestes a se juntar ao San Antonio Spurs como parte…