• Home
  • Agronegocios
  • Drone para agricultura é destaque no lançamento do Plano Safra 2024-2025

Drone para agricultura é destaque no lançamento do Plano Safra 2024-2025

Uma solução de baixo custo que pode ser utilizada por pequenos produtores e que contribui com o controle biológico, em substituição à aplicação de agroquímicos, foi apresentada na manhã desta quarta-feira, dia 3 de julho, na programação de anúncio do Plano Safra 2024/ 2025, em Brasília (DF). Desenvolvido em parceria entre a Embrapa e a empresa paulista BirdView, e o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Orbio é um projeto de uso de drones com sistema de otimização de planos de voo, com dispensador para liberação de insetos, destinados ao combate de pragas e doenças, sem comprometer o meio ambiente.

A tecnologia foi uma das principais novidades da exposição, organizada na Praça dos Três Poderes. Os lançamentos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025 e do Plano Safra 2024-2025 contam com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e ministros, entre eles o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura, Carlos Fávaro, da Fazenda, Fernando Haddad; do Meio Ambiente, Marina Silva, além de autoridades e representações do setor e produtores rurais. Entre os dois lançamentos, o presidente da República conheceu a tecnologia de aspersão de instrumentos por drones, apresentada pela presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá.

“Pragas e doenças agrícolas causam prejuízos financeiros de milhões por ano, por isso o controle biológico, que é um processo natural para mitigação de danos, com o apoio do uso de drones, é tão promissor e vantajoso para os produtores”, explica o pesquisador Lúcio Jorge, da Embrapa Instrumentação (SP), responsável pelo desenvolvimento da tecnologia dos drones. Entre as vantagens, além do baixo custo operacional, ele lembra a alta eficiência e o potencial de alcance da faixa de aplicação nas propriedades.

Segundo o pesquisador, o uso de drones é fundamental ainda na otimização do planejamento de rotas de cobertura para controle biológico, como a identificação da área de cobertura, determinação de distâncias, tipo de aplicação do agente biológico em uso, altitude de voo. Experimentos iniciais com o uso da tecnologia constataram redução no tempo de planejamento comparado aos planos gerados manualmente por um profissional, além da redução das possibilidades de erro humano, graças à automação. O pesquisador lembra que, atualmente, os softwares existentes no mercado não dispõem do recurso de otimização de rotas, com base em parâmetros configurados pelo usuário e especifica a maior experiência do operador na geração dos planos de voo.

De acordo com Jorge, a parceria com a BirdView possibilitou a conciliação de experiências na área para que o projeto fosse desenvolvido. “A empresa é especialista em aplicação com drones de biodefensivos para controle biológico de pragas desde 2015, licenciada no Brasil, África do Sul, Índia e México”, completou. O protótipo do produto está em fase final em testes em algumas fazendas permitindo à empresa oferecer ao mercado um produto que amplie a gama potencial de clientes, inclusive no âmbito da agricultura familiar.

Destaque para a Embrapa

Em sua fala durante a solenidade de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, o ministro Paulo Teixeira destacou a importância da Embrapa, citando a presidente Silvia Massruhá, e relacionou como exemplo a contribuição no setor leiteiro, contribuindo com as pesquisas relacionadas ao melhoramento genético, recuperação de pastagens e aquisição de embriões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao conhecer o projeto de dispersão de insetos para controle biológico por drones, o presidente Lula pediu informações sobre a acessibilidade dessa tecnologia aos produtores familiares. “O Plano Safra é uma ótima oportunidade para que as tecnologias da Embrapa cheguem a todos os produtores rurais”, disse a presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá. Para ela, as linhas de crédito também são um forte estímulo à adoção de práticas sustentáveis ​​como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Retorno ilustre: Gabriel Kazu reforça o Luverdense

Retorno ilustre: Gabriel Kazu reforça o Luverdense – CenárioMT Lucas do…

Inscrições para o Programa de Residência Médica em Lucas do Rio Verde iniciam dia 02 de dezembro

Inscrições para o Programa de Residência Médica em Lucas do Rio Verde iniciam dia 02…

Pantanal de Mato Grosso corre risco de perder título de Patrimônio Mundial

Pantanal de Mato Grosso corre risco de perder título de Patrimônio Mundial – CenárioMT …