• Home
  • Política
  • e agora? Entenda os próximos passos do processo no STF

e agora? Entenda os próximos passos do processo no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, nesta quarta-feira (26), a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados, que agora se tornam réus em ação penal por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado e à abolição do Estado Democrático de Direito.

Jair Bolsonaro se tornou réu por tentativa de golpe (Foto: Agência Brasil)

O que acontece agora:

Abertura da ação penal

Com a aceitação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, Bolsonaro e os demais investigados passam à condição de réus e responderão formalmente pelos crimes de: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Instrução do processo

Na próxima etapa, serão colhidos depoimentos, analisados documentos e realizadas perícias solicitadas pelas partes. A defesa poderá indicar testemunhas e apresentar novos pedidos de produção de provas. Os depoimentos serão colhidos por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Julgamento

Concluída a fase de instrução, o processo será levado a julgamento na Primeira Turma do STF. Os ministros decidirão se os réus serão condenados ou absolvidos. Ainda não há data definida para o julgamento, que será marcado pelo presidente da turma, ministro Cristiano Zanin.

jair bolsonaro
(Foto: Reprodução)

Além de Zanin, o colegiado responsável pela análise do caso é composto pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Prisão

De acordo com a jurisprudência do STF, os réus só podem ser presos após a conclusão definitiva do julgamento, quando não houver mais possibilidade de recursos — ou seja, após o trânsito em julgado. Até lá, Bolsonaro e os demais réus responderão ao processo em liberdade, a menos que haja uma nova decisão judicial fundamentada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bombeiros controlam incêndio em armazém de caroço de algodão em Lucas do Rio Verde (VÍDEO)

Bombeiros controlam incêndio em armazém de caroço de algodão em Lucas do Rio Verde (VÍDEO)…

Servidor de Rondonópolis é exonerado após denúncia de Janaina Riva por assédio

O servidor da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), Deliandsom Milton da Silva, de 41…

Clube argentino completa 500 dias sem perder em casa e desafia os gigantes no Clausura

Da quinta divisão da argentina para a candidatura ao título do Clausura. Do destaque negativo…