e se um candidato sub judice ganhar para prefeito?

Portões dos locais de votação fechados, agora a expectativa é pelo resultado da eleição suplementar para a prefeitura de Paranhos, neste domingo (6). Dois candidatos disputam o voto dos eleitores, após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em outubro de 2024, Heliomar Klabunde (MDB).

Hélio Acosta (PSDB) e Jorge Ricardo Laurício (PT), candidatos à prefeitura de Paranhos (Fotos: Thalyta Andrade)

Hélio Acosta (PSDB) e Jorge Ricardo Laurício (PT) são os nomes na disputa, acompanhados dos vices, Alfredo Soares (MDB) e Doutor Vicente (PT), respectivamente.

  1. Justiça rejeita candidato do PT para eleições em Paranhos

Mas, e se um candidato sub judice ganhar? 

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul não descarta uma terceira ida dos eleitores às urnas. Isso, porque Jorge Ricardo Laurício, do PT, concorreu sub judice.

Conforme decisão do juiz Daniel Raymundo da Matta, na última semana, a Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT/PC do B/PV, não comprovou a ampla divulgação do edital de convocação da convenção partidária, onde seria escolhido o candidato.

O TRE apontou ainda, que o pedido de registro da candidatura foi apresentado fora do prazo. O magistrado frisou que isso deveria ter sido feito até às 19h do dia 10 de março, porém, a entrega dos documentos só aconteceu no dia seguinte, às 16h01.

A defesa do candidato entrou com recurso, mas o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) negou, na última sexta-feira (04). 

Neste domingo, enquanto os eleitores votavam, o juiz eleitoral de Amambai, Daniel Raymundo Da Matta, que acompanhou a movimentação em alguns locais de votação, falou sobre os próximos passos, caso o candidato sub judice vença. 

“A Justiça Eleitoral vai seguir avaliando essa possibilidade de recurso e tomar uma decisão dentro de prazos específicos. Foi indeferido esse registro pela intempestividade, mas recorreram, estão recorrendo, faz parte do processo eleitoral. É uma situação que acontece, então eles participam normalmente das eleições, o nome deles aparece na urna, sem nenhuma limitação, nenhuma observação quanto a isso. Então, tudo segue dentro dos trâmites da Justiça Eleitoral. Ao final, se aquele que sair vencedor for esse candidato que está sob Júdice, e o indeferimento do recurso dele for mantido na Justiça, pode ser que nós tenhamos outras eleições municipais sim”.

A expectativa é de que o resultado da eleição suplementar saia até às 18h. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atenção motoristas de Mato Grosso: Trânsito na MT-473 sofre restrições à noite

Motoristas que trafegam pela MT-473, no trecho da Serra de Nova Lacerda (Mato Grosso), devem…

Insegurança e incerteza sobre tarifa afundou bolsas, diz especialista ao WW

Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior do Brasil e sócio da consultoria BMJ, apontou ao WW…

Vasco: CEO descarta São Januário, e jogo contra o Flamengo será no Maracanã

A novela terminou. O clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela quinta rodada do Brasileirão,…