• Home
  • Economia
  • Em meio ao tarifaço de Trump, Lula sanciona Lei da Reciprocidade

Em meio ao tarifaço de Trump, Lula sanciona Lei da Reciprocidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta sexta-feira (11), a chamada “Lei da Reciprocidade”, que permite a retaliação comercial contra países que impuserem sanções unilaterais ao Brasil, como as anunciadas recentemente por Donald Trump.

A aprovação do projeto pelo Congresso, na semana passada, foi acelerada diante do tarifaço dos Estados Unidos. A votação contou com o apoio de parlamentares da base e da oposição. O texto foi sancionado pelo presidente sem vetos.

A nova lei estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade em resposta a ações que impactem a competitividade internacional do Brasil.

As medidas poderão ser aplicadas contra países ou blocos econômicos que:

– Interfiram nas escolhas soberanas do Brasil;

– Violem ou sejam inconsistentes com acordos comerciais de que o Brasil seja parte;

– Configurem medidas unilaterais com base em requisitos ambientais mais onerosos do que os padrões de proteção brasileiros.

De acordo com a lei, o Poder Executivo poderá aplicar, de forma isolada ou cumulativa, três tipos de contramedida:

– Imposição de direito de natureza comercial incidente sobre importação de bens ou de serviços de país ou bloco econômico que impuser barreira comercial;

– Suspensão de concessões ou de outras obrigações do país relativas a direitos de propriedade intelectual;

– Outras medidas de suspensão de concessões ou de obrigações do país previstas em quaisquer acordos comerciais de que o Brasil faça parte.

O texto determina que as contramedidas devem ser proporcionais ao impacto econômico causado pelas ações, políticas ou práticas realizadas por outros países. A proposta também determina a realização de consultas diplomáticas para mitigar ou anular as contramedidas.

Tarifaço

Recentemente, os Estados Unidos anunciaram tarifas para importação de produtos de mais de 180 países. O Brasil ficou com a tarifa mais baixa, de 10%, para todos os produtos. Aço e alumínio, que têm taxas próprias já anunciadas, seguem com 25% de tarifa para os produtos brasileiros.

Até o momento, o Brasil não anunciou medida concreta para taxar a importação de produtos americanos.

Com a sanção da lei, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério de Indústria e Comércio terá poderes para suspender concessões comerciais e de investimentos em resposta a países ou blocos econômicos que impactam negativamente a competitividade dos produtos nacionais.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Troca de tiros em chácara deixa homem ferido em Lucas do Rio Verde

Troca de tiros em chácara deixa homem ferido em Lucas do Rio Verde – CenárioMT…

Expedição mapeia silvicultura em 14 estados com apoio de Mato Grosso

Expedição mapeia silvicultura em 14 estados com apoio de Mato Grosso – CenárioMT …

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso –…