Micro e pequenos empreendedores de Várzea Grande tiveram a oportunidade de conhecer linhas de crédito com juros acessíveis de até 0,3% ao mês em uma reunião realizada na noite desta terça-feira (22), na sede da AssociaçãoMato-grossense dos Atacadistas e Distribuidores (Amad).
A iniciativa foi da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) e do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), em parceria com a Desenvolve MT e a Prefeitura de Várzea Grande.
O encontro reuniu mais de 60 empreendedores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e a competitividade da indústria mato-grossense, afirmou o presidente do Compem, Ayres dos Santos Neto.
“A Fiemt está fazendo uma ponte entre quem precisa de crédito e as instituições financiadoras. Nós já estamos programando o próximo encontro, e espero que as pessoas alcancem o crédito que eles estão precisando, que a gente consiga desenvolver o município”, afirmou Ayres.
A gestora do Núcleo de Acesso ao Crédito da Fiemt (NAC), Maria Christina Seror, destaca que o setor está de portas abertas para auxiliar as Micro e Pequenas Empresas a encontrarem linhas de crédito.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, ressaltou a importância do trabalho conjunto com a Fiemt e Desenvolve MT para mostrar que existe opção para quem quer alavancar o seu negócio. “Para transformar, nós temos que ter coragem. E o microempreendedor tem que ter coragem de se formalizar, coragem de investir, coragem de buscar o recurso para crescer”, afirmou.
O gerente de Programas e Produtos da Desenvolve MT, Wilson Andrade, apresentou as linhas de crédito disponíveis, com destaque para a Desenvolve Mulher e Jovem Empreendedor. Nesta categoria, com taxas praticadas são de até 0,3% ao mês, com seis meses de carência e liberação de até R$ 15 mil.
O crédito é subsidiado e muito abaixo das taxas praticadas por outras instituições bancárias, destacou Helio Tito Simões de Arruda, Diretor de Desenvolvimento e Crédito da Desenvolve MT.
“A Desenvolve MT e o governo de Estado tem a determinação de diminuir a desigualdade e fomentar a economia. Nós emprestamos para mulher empreendedora com a taxa de 0,3% ao mês, não existe isso em outros lugares. E para um grande empresário até 0,7% ao mês, que em qualquer banco é 3, 4%. Então, esses eventos nos auxiliam muito, porque a gente consegue divulgar o nosso trabalho e as linhas de crédito”.
O evento teve impacto positivo entre os participantes. Valter Ramos Mota Júnior, empresário do ramo de insulfilme para veículos há mais de 15 anos se interessou pelas oportunidades apresentadas. “Como estamos querendo ampliar mais o negócio, viemos pra ver como funciona. Foi muito bom conhecer e com certeza vamos procurar essa linha de crédito. Já vamos fazer o cadastro”.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Tião da Zaeli, o vereador Samir Japonês, o secretário de Administração de Várzea Grande, Antônio Roberto Possas de Carvalho e outras autoridades municipais.