• Home
  • Economia
  • Empreendedores criam empresa de vasos “modernos“ que se autoirrigam; veja

Empreendedores criam empresa de vasos “modernos“ que se autoirrigam; veja

Em 2014, o profissional de marketing Guilherme Utz iniciava a busca por um novo esforço empreendedor após o fechamento da empresa de sua família, uma metalmecânica, que por décadas fabricou itens de metal para a indústria.

A única certeza de Utz, na época, era o desejo de se inserir em mercados em ascensão e que conseguissem traduzir novas tendências de comportamento de consumo, como a sustentabilidade ou até mesmo o mercado pet.

O conceito de sustentabilidade, junto à experiência da família na fabricação de produtos, deu origem a um pequeno protótipo de vaso de plantas autoirrigável que dispensa irrigação por até 10 dias.

O item ganhou destaque em uma feira de agronegócio e chamou a atenção de João Carlos Machry, um colega de infância de Guilherme.

A formação profissional de Machry em gestão da produção deu nova entonação à aspiração empreendedora, já que o amigo pouco entendia sobre as ações operacionais e industriais que envolviam a venda das peças.

Da parceria entre os amigos nasceu uma sociedade que deu origem à Vasos Raiz, empresa que comercializa vasos autoirrigáveis e outros itens de jardinagem para todo o Brasil.

Tecnologia patenteada

Localizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a Vasos Raíz mira um público cativo à natureza e que busca mais facilidade na hora de cuidar das plantas, dentro ou fora de casa.

O carro-chefe da empresa é o vaso autoirrigável, um produto de tecnologia patenteada e que viabiliza o cuidado de plantas, como flores e até mesmo hortaliças, dentro de ambientes fechados ou urbanos.

O diferencial do vaso está num sistema que permite às plantas ficarem até 10 dias sem novas regaduras.

Além dos vasos, a empresa também comercializa suportes, pratos, cachepôs, materiais orgânicos para o plantio, entre outros itens de jardinagem.

“Começamos do zero, com um trabalho de formiguinha. Vendíamos o vaso em feiras de rua em Porto Alegre até ganhar tração e confiança do público”, conta João Machry, proprietário da Vasos Raiz.

A pandemia foi uma virada de chave para a Vasos Raiz • CNN/Reprodução

“As pessoas queriam tocar, ver e entender o produto. Foi nesse contato próximo que ganhamos essa credibilidade sobre a qualidade e também para provar que conseguiríamos pegar grandes encomendas”, diz.

Para além da tecnologia, o diferencial da Vasos Raiz também está no design, afirma Machry.

“Nossa ideia é completamente inovadora. Porque tinha vasos, obviamente, no mercado, mas eram aqueles vasos pretos ou terracota, de aparência feia, ainda mais quando reciclados. Então a gente chegou com um material colorido, com uma ideia e um princípio diferente do mercado. Com isso ganhamos certo espaço e aderência”, conta.

Aos poucos, o negócio foi crescendo e alcançando outras praças como Porto Alegre, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Com uma equipe de 11 funcionários, 16 representantes de venda e uma fábrica própria em Nova Hamburgo com capacidade de produção diária de 1.000 unidades, a empresa atua hoje em parceria com floriculturas em todo o país, lojas online e um e-commerce próprio, além de revender seus itens em grandes redes de varejo como Cobasi e Leroy Merlin.

Novo momento

A pandemia foi uma virada de chave para a Vasos Raiz, já que boa parte da clientela conheceu a marca em função de novos desejos de consumo, como por itens de decoração e conexão com a natureza.

“As pessoas gostaram de valorizar a experiência em casa. Para além da decoração, o apelo para ter contato com o verde novamente impulsionou nossas vendas”, diz.

O apelo sustentável também levou a empresa a mudar seu portfólio quase totalmente para matérias-primas recicladas — hoje, 80% das vendas são dominadas por produtos feitos de materiais de segunda vida.

A mesma influência de também voltou a afetar positivamente as vendas da Vasos Raiz.

Com o aumento no número de casos de dengue registrados nos últimos anos, especialmente em 2024, os vasos irrigáveis da empresa voltaram a ser apontados como uma alternativa inteligente para prevenção e redução nas transmissões, já que o reservatório mantém a água protegida, o que impede a proliferação do mosquito.

“Não é algo que pensamos durante a criação, mas sem dúvida é um atributo que nos deixou em evidência”.

O alto volume de chuvas que tem afetado e preocupado diversas regiões, como o estado de São Paulo, também pode fortalecer o argumento da tecnologia sustentável em favor da saúde pública.

Em pleno crescimento, a Vasos Raiz tem metas ambiciosas para 2025.

Nos planos da empresa estão novos produtos e tecnologias, além de possíveis contratos internacionais.

Segundo Machry, a expectativa é crescer entre 15% e 22%. O resultado pode ser ainda melhor, com 50% de crescimento, caso as exportações se tornem realidade.

“Nosso lema continua sendo “uma muda muda tudo”, porque acreditamos no potencial da natureza e da conexão. Nossa intenção é levar esse propósito para muito longe”, afirma.

(texto de Maria Clara Dias)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cuiabá corre o risco de ficar sem Carnaval? Vereador propõe corte de investimentos na folia

Em meio à declaração de calamidade financeira na capital mato-grossense, o vereador Rafael Ranalli (PL)…

Por que a confusão do Plano Safra pode aumentar mais o preço dos alimentos

A confusão envolvendo o Plano Safra 2024/2025 gera preocupações sobre o impacto nos preços dos…

Clube da Série A demite técnico perto de decisão no estadual

O Mirassol anunciou na noite desta sexta-feira (21) a saída do técnico Eduardo Barroca, que…