• Home
  • Agronegocios
  • Empresários do comércio de MT debatem estratégias com a ApexBrasil

Empresários do comércio de MT debatem estratégias com a ApexBrasil

As oportunidades de exportação e internacionalização de empresas mato-grossenses foram o foco da primeira edição do projeto “Conversa com Especialista”, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat). O encontro, realizado no dia na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), teve como tema “Exporte seu Negócio” e contou com a participação dos representantes da ApexBrasil, Cíntia Faleiro e Diogo Akitaya, que apresentaram estratégias, dados e ferramentas para auxiliar empresas interessadas em atuar no mercado internacional.

Na abertura, o presidente da Facmat, Jonas Alves, destacou a importância de aproximar o conhecimento técnico das realidades locais e incentivar a participação das micro e pequenas empresas no comércio exterior. “O propósito da Facmat é realmente inserir, especialmente as micro e pequenas empresas, no contexto da exportação. Nós precisamos fazer com que as nossas empresas cresçam, se desenvolvam e aproveitem o mercado externo, que é tão grande quanto o brasileiro. A ApexBrasil tem sido uma grande parceira, para favorecer, esclarecer e mostrar caminhos para que possamos incluir as pequenas empresas no mercado internacional”, afirmou.

A representante da ApexBrasil, Cíntia Faleiro, iniciou a palestra apresentando as ferramentas de capacitação e programas de qualificação disponíveis para os empreendedores brasileiros. Ela destacou a importância da preparação e da informação como primeiro passo para a internacionalização e apresentou o Qualifica, plataforma digital com mais de 50 cursos gratuitos sobre comércio exterior, precificação, exportação de bens e serviços e estratégias de expansão.

“O Qualifica foi criado para o empresário que quer aprender no próprio ritmo. São videoaulas, e-books e certificados que ajudam a entender desde os conceitos iniciais até temas mais avançados, como formação de preços e classificação fiscal. É uma forma acessível de se preparar para o mercado internacional”, explicou Cíntia.

Ela também apresentou o PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, que será executado em parceria com o Sebrae/MT em cidades como Cuiabá, Sorriso e Rondonópolis. O programa acompanha gratuitamente as empresas por até seis meses, com apoio técnico e consultoria personalizada. “O PEIEX é o carro-chefe da ApexBrasil em capacitação. Ele une teoria e prática, com especialistas que acompanham o empresário passo a passo, construindo um plano de negócios internacionais adequado à realidade de cada empresa”.

Além da capacitação, Cíntia apresentou as plataformas Brasil Exportação e Buy Brazil, criadas para facilitar o acesso das empresas brasileiras a informações, serviços e compradores internacionais. A primeira reúne em um só lugar dados, eventos e prestadores logísticos. Já a segunda funciona como uma vitrine digital onde as empresas podem cadastrar seus produtos, vídeos e certificações em inglês e espanhol.

“Hoje, mesmo pequenas empresas podem exportar. A ApexBrasil simplificou processos e criou ferramentas acessíveis. Exportar deixou de ser algo distante. É uma realidade possível com planejamento e uso das plataformas corretas”, pontuou a representante.

PANORAMA DE MATO GROSSO – Em seguida, Diogo Akitaya apresentou o panorama das exportações mato-grossenses e destacou o papel do estado na economia nacional. Segundo ele, os principais produtos exportados continuam sendo soja, milho, algodão e farelos de origem vegetal e animal, com a Ásia concentrando metade das vendas externas.

“Mato Grosso é uma potência nas exportações de alimentos e tem um papel essencial no saldo positivo da balança comercial do Brasil. O desafio agora é diversificar, agregar valor e explorar novos mercados, especialmente em setores como madeira, indústria química e fertilizantes”, explicou Diogo.

Ele também apresentou o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, que identifica mercados estratégicos e produtos com potencial de crescimento. O levantamento mostra mais de 400 oportunidades comerciais para Mato Grosso, entre elas carne bovina processada, madeira industrializada e produtos químicos inorgânicos voltados ao agronegócio.

O evento contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Lucas do Rio Verde (Acilve), João Pagoto, que avaliou a iniciativa como um marco para a capacitação de empresários locais. “Achei a palestra super informativa, com explicações práticas sobre como fazer, como interagir e como desenvolver os processos através da ApexBrasil. É uma oportunidade para as empresas entenderem como exportar, organizar seus dados e aproveitar as ferramentas que estão disponíveis. Recomendo que todos busquem esse conhecimento”.

A diretora da Facmat, Andreia Rezende, vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACCuiabá, também destacou a relevância da palestra para pequenas empresas e empreendedores iniciantes. “Hoje tivemos a oportunidade de aprender que, mesmo pequenos e com produtos diversificados, nós podemos exportar. Existem isenções de impostos e facilidades criadas pela ApexBrasil que tornam esse processo possível. Vale a pena olhar para o seu produto e enxergar nele potencial de mercado internacional”, ressaltou.

O evento encerrou com o reforço da Facmat sobre a importância de democratizar o acesso às informações e ampliar a participação dos empresários mato-grossenses no mercado global. “A internacionalização é um caminho estratégico para o desenvolvimento econômico. Quando o empresário se capacita e entende o processo, ele percebe que o mundo está mais perto do que imagina. O papel da Facmat é abrir essas portas e mostrar o caminho”, concluiu o presidente da Facmat, Jonas Alves.

Entre no GRUPO DO WHATSAPP e acompanhe notícias relevantes sobre Economia, Política e Desenvolvimento

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sabotagem na campanha? Avião e carro tiveram falhas suspeitas, diz deputada de MT

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) afirmou que enfrentou episódios “fora do comum” durante sua…

Empresários do comércio de MT debatem estratégias com a ApexBrasil

As oportunidades de exportação e internacionalização de empresas mato-grossenses foram o foco da primeira edição…

Gabigol crava campeões da temporada, mas evita falar do Brasileirão: ‘Estamos na briga ainda’

Atacante do Cruzeiro esteve em um jogo da Kings League Brasil e admitiu preferência pelo…