• Home
  • Agronegocios
  • Entidades ligadas ao agro repudiam anúncio do Carrefour da França sobre carne do Mercosul

Entidades ligadas ao agro repudiam anúncio do Carrefour da França sobre carne do Mercosul

Entidades ligadas ao agronegócio emitiram nesta quinta-feira (21) uma nota em conjunto repudiando o anúncio do Carrefour da França sobre a carne do Mercosul.

Assinam a carta a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), a Associação
Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Na quarta-feira (20), o CEO Global do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, disse que as lojas da rede deixariam de se abastecer com a carne oriunda do Mercosul, visando a potencial aprovação do acordo de livre comércio com a União Europeia (UE) e a lei antidesmatamento do bloco.

O governo brasileiro já havia se manifestado contrário ao anúncio.

Agora, grupos representando o agro brasileiro saíram em defesa da produção da região, reiterando que o setor do bloco é líder em exportação de carne de frango e bovina e que foi o maior fornecedor ao longo da pandemia.

O Grupo Carrefour buscou esclarecer que a medida se aplica apenas às lojas da França. Além disso, afirmou que o anúncio não se refere à qualidade do produto, mas sim a uma demanda dos produtores franceses.

Contudo, o setor foi enfático.

“Se o CEO Global do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, entende que o Mercosul não é fornecedor à altura do mercado francês – que não é diferente do espanhol, belga, árabe, turco, italiano –, as entidades abaixo assinadas consideram que, se não serve para abastecer o Carrefour no mercado francês, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país”, escreveram as entidades na nota.

“Reafirmamos o compromisso do setor com a produção responsável, sustentável e com a segurança alimentar.”

Noruega anuncia que irá começar a exportar salmão para o Brasil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Verstappen se cala sobre punição polêmica no GP da Arábia Saudita

Max Verstappen optou por conter suas palavras em vez de expressar sua opinião após uma…

Tentativa de feminicídio mobiliza PM em Nova Mutum

Um homem de 49 anos foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio e lesão…

América Latina deve sofrer menos com guerra comercial de Trump, diz Ceal

A América Latina pode sofrer menos impactos com a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos,…