A disputa de décadas sobre madeira macia entre os Estados Unidos e o Canadá está aumentando antes mesmo das tarifas planejadas entrarem em vigor.
Os EUA planejam mais que dobrar os direitos antidumping e compensatórios existentes sobre o material de construção crítico.
O Departamento de Comércio dos EUA, como parte de um processo de revisão anual, planeja aumentar as taxas de 14,4% para 34,45%, de acordo com registros publicados e não publicados no Federal Register, o diário oficial dos EUA.
Os impostos, que são separados das tarifas que foram propostas para madeira macia, decorrem de uma disputa de décadas entre os vizinhos norte-americanos. Simplificando, os EUA alegam que a indústria madeireira canadense é subsidiada pelo governo.
O premiê da Colúmbia Britânica, David Eby, disse que as taxas são “injustificadas” em uma declaração divulgada no sábado (5), acrescentando que as taxas acabarão “aumentando os custos de moradia para os americanos que votaram em um presidente que prometeu reduzir os custos”.
O que isso pode significar
Cerca de 30% da madeira macia consumida nos EUA é importada, com o Canadá respondendo por mais de 80% dessas importações.
Os construtores estimam que as tarifas sobre madeira e outros materiais essenciais para construção de casas podem aumentar o custo médio de uma casa em US$ 9.200, de acordo com o Índice de Mercado Imobiliário da National Association of Home Builders/Wells Fargo de março.
No entanto, membros da indústria madeireira dos EUA dizem que impostos mais altos, bem como novas tarifas, ajudariam a nivelar o campo de jogo.
Eles também dizem que a indústria dos EUA existente tem uma quantidade significativa de capacidade existente que não está sendo utilizada atualmente.
“Essas práticas comerciais desleais são projetadas pelo Canadá para manter uma participação de mercado dos EUA artificialmente inflada para produtos canadenses e forçar as empresas dos EUA a reduzir a produção, matando assim empregos nos EUA”, disse Andrew Miller, presidente da US Lumber Coalition, em um comunicado.