• Home
  • Política
  • Ex-vereador é condenado por violência política de gênero contra colega em Lucas do Rio Verde

Ex-vereador é condenado por violência política de gênero contra colega em Lucas do Rio Verde

O ex-vereador Marcos Manoel Barbosa (PTB), conhecido como Marcos Paulista, foi condenado por violência política de gênero contra a também ex-vereadora, Ideiva Rasia Foletto, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (23) pela Justiça Eleitoral do município.

Justiça condena vereador por violência política de gênero em MT (Foto: Reprodução)

De acordo com a decisão, o Marcos ofendeu Ideiva durante uma sessão extraordinária da Câmara Municipal, em março de 2022. Ele chamou a colega de “oportunista”, “capacho de prefeito” e “hiena”, além de dizer que ela precisava “aprender a lidar com testosterona avançada”.

Para o juiz Evandro Juarez Rodrigues, responsável pelo caso, as palavras ultrapassaram o limite do debate político e tiveram o objetivo de constranger e desqualificar a atuação da vereadora pelo fato de ela ser mulher.

“O comportamento do acusado enquadra-se na definição do tipo penal de violência política de gênero, uma vez que visou dificultar o exercício do mandato da vítima”, destacou na decisão.

Marcos Barbosa foi condenado a um ano de prisão em regime aberto, mas a pena foi substituída pelo pagamento de dois salários mínimos ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde.

A defesa do vereador argumentou que ele estava protegido pela imunidade parlamentar — que garante liberdade de expressão aos parlamentares — e que ele chegou a pedir desculpas publicamente.

Mesmo assim, o juiz não aceitou a justificativa, afirmando que a imunidade não cobre ofensas pessoais nem atitudes discriminatórias. “A violência política de gênero impede a participação das mulheres na política e, por isso, é proibida em um Estado Democrático”, destacou o magistrado na decisão.

Marcos Barbosa ainda pode recorrer da condenação.

O Primeira Página tenta contato com o ex-vereador.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia prende dupla suspeita por furto de câmeras do Vigia Mais em Sorriso

Polícia prende dupla suspeita por furto de câmeras do Vigia Mais em Sorriso – CenárioMT…

Acidentes com animais peçonhentos caem 18% em Mato Grosso, mas casos com escorpiões preocupam

Acidentes com animais peçonhentos caem 18% em Mato Grosso, mas casos com escorpiões preocupam –…

Motociclista morre em colisão frontal na BR-163 em Sorriso

Motociclista morre em colisão frontal na BR-163 em Sorriso – CenárioMT …