Uma facção criminosa suspeita de atuar em crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Sinop (MT) e cidades da região foi alvo da Operação Garateia, deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (18). Ao todo, mais de 80 ordens judiciais estão sendo cumpridas.
Segundo a polícia, são 34 mandados de prisão preventiva e 47 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do bloqueio de contas bancárias de 55 investigados, determinados pela 5ª Vara Criminal de Sinop. As ações ocorrem simultaneamente em Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde e também em Teresina (PI).
O trabalho começou em março deste ano, após a prisão de um integrante da facção, flagrado com tabletes de cloridrato de cocaína, armas e munições.
A partir dessa prisão, a Polícia Civil conseguiu mapear a estrutura e a dinâmica da organização, identificando a prática de diversos crimes, especialmente tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Conforme a investigação, o dinheiro obtido com as atividades ilícitas era enviado a membros da facção que atuavam fora de Mato Grosso, com o objetivo de ocultar a origem dos valores e fortalecer a atuação da quadrilha.
Até a publicação desta reportagem, não foram divulgados quais materiais foram apreendidos e o número de suspeitos presos. As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), ambas de Sinop.
O nome da operação faz referência a um tipo de isca usada na pesca, formada por vários anzóis, capaz de capturar diversos peixes de uma só vez.
-
Idoso atacado por cães em Comodoro tem perna dilacerada e leva 45 pontos
-
Mesmo após obras, ruas de Cuiabá voltam a alagar com chuva intensa
-
11 são denunciados por fraudes milionárias e simulação de depósitos no TJMT