• Home
  • Agronegocios
  • Fávaro atribui acordo Mercosul-UE a Lula e diz que medidas devem impulsionar agropecuária

Fávaro atribui acordo Mercosul-UE a Lula e diz que medidas devem impulsionar agropecuária

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia deve impulsionar a agricultura brasileira, na avaliação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Os líderes dos dois blocos econômicos anunciaram a assinatura do acordo nesta sexta-feira (6).

“Esse acordo prevê mais liberdade comercial, por exemplo, zero tarifa para frutas, café e outros produtos brasileiros, quotas importantes para açúcar, carne de frango, carne bovina, etanol, nós vamos mostrar a nossa competência e poder acessar esse mercado tão importante que é a União Europeia”, afirmou Fávaro em comunicado.

O ministro atribuiu o fechamento do acordo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo brasileiro participou da cúpula do Mercosul, realizada em  Montevidéu, no Uruguai.

Na ocasião, também estavam presentes presidentes de países do bloco sul-americano como Javier Milei (Argentina) e Santiago Peña (Paraguai), além do anfitrião, Luis Lacalle Pou (Uruguai), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

“Um dia histórico para a diplomacia, em especial, brasileira, um dia histórico graças à interferência e a dedicação do presidente Lula, não tenha dúvida que é isso, conseguimos formalizar o acordo Mercosul e União Europeia.

[Há] 25 anos nós buscávamos esse acordo, que é muito importante para a nossa agropecuária”, disse Fávaro.

Desde 1999, Mercosul e União Europeia (UE) trabalham na construção de um acordo de livre comércio entre os dois blocos. Apesar do anúncio, o acordo ainda não foi assinado.

A assinatura será realizada após os textos negociados passem por uma revisão jurídica e sejam traduzidos para os idiomas oficiais dos países.

Após a assinatura do documento, o acordo será submetido aos procedimentos de cada parte para aprovação interna – no caso do Brasil, o Acordo será submetido à aprovação pelo Poder Legislativo.

RAIS: desemprego entre mulheres negras é o dobro de homens não negros

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula sanciona lei e amplia prazo para regularizar imóveis na fronteira

Os proprietários de imóveis rurais em faixa de fronteira terão mais cinco anos para pedir…

Promotora de Mato Grosso defende importância do debate sobre violência doméstica

Promotora de Mato Grosso defende importância do debate sobre violência doméstica – CenárioMT …

Senado aprova punição maior a quem fornece drogas ou álcool a menores

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei n° 942/2024 que…