• Home
  • Agronegocios
  • Festival de Cinema Italiano chega à 4ª edição em Mato Grosso

Festival de Cinema Italiano chega à 4ª edição em Mato Grosso

O estado de Mato Grosso volta a celebrar a sétima arte italiana com o lançamento da 4ª edição do Festival de Cinema Italiano em Mato Grosso, que acontece no dia 7 de novembro, às 19h, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A programação deste ano marca uma nova etapa para o evento no Estado, ampliando os espaços de exibição e o alcance do público.

Em 2025, o festival ganha um novo impulso com o apoio do Sesc Mato Grosso, que passa a integrar oficialmente a rede de parceiros, abrindo salas de exibição no Sesc Arsenal, em Cuiabá, e no Sesc Rondonópolis. Além disso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) renova sua participação por meio do Instituto de Línguas (IL) e do tradicional Cineclube Coxiponés, fortalecendo a dimensão acadêmica e cultural do evento.

Com apoio institucional do Vice-Consulado Honorário da Itália em Mato Grosso e do Círculo Italiano de Cuiabá, o festival reforça a integração entre Brasil e Itália, promovendo o intercâmbio cultural e a difusão da cinematografia italiana contemporânea e clássica. A iniciativa é uma realização da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil, o Instituto Italiano de Cultura e o Ministério da Cultura da Itália.

O Festival de Cinema Italiano no Brasil, que em 2025 chega à sua 20ª edição nacional, apresenta o tema “Il Cinema che Racconta, i Maestri che Ispirano” (“O cinema que conta, os mestres que inspiram”). A seleção inclui 24 produções, entre 12 inéditas no Brasil e 12 grandes clássicos, que serão exibidas em mais de 90 cidades do país, agora com presença ainda mais forte em Mato Grosso.

A entrada é gratuita, e os interessados podem consultar a programação completa e reservar ingressos pelo site oficial do evento: www.festivalcinemaitaliano.com.br

“Há 20 anos, o Festival de Cinema Italiano no Brasil celebra o encontro entre dois povos. Em Mato Grosso, essa trajetória ganha um significado especial: o festival é uma celebração do vínculo histórico e afetivo entre a Itália e o Brasil, especialmente aqui, onde a cultura italiana tem fortes raízes. Trazer o cinema italiano ao público mato-grossense é promover cultura, diálogo e pertencimento, fortalecendo nossa memória, nossos laços e o acesso à sétima arte de qualidade. O festival é uma ponte entre culturas, histórias e olhares, fortalecendo as conexões culturais e o estímulo à formação de público para o cinema de qualidade”, destaca André Schelini, Delegado Regional da Câmara de Comércio Italiana – ITALCAM Mato Grosso.

O evento de abertura contará com representantes das instituições parceiras, autoridades locais, membros da comunidade ítalo-brasileira e apreciadores da sétima arte. A exibição inaugural será seguida de um coquetel de recepção no pátio do Sesc Arsenal.

Entre no GRUPO DO WHATSAPP e acompanhe notícias relevantes sobre Economia, Política e Desenvolvimento

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Paula Calil fala de machismo, poder e Câmara digital

Em entrevista ao podcast Política de Primeira, do Primeira Página, a presidente da Câmara Municipal…

Soja fecha outubro em alta com trégua comercial

A cotação da soja registrou forte alta na última semana de outubro, atingindo o maior…

Destaque do PSG, Doué ganha prêmio de melhor jovem da Europa

O tradicional prêmio Golden Boy, promovido pelo jornal Tuttosport, já tem um novo dono. PLAYER_LINK…