• Home
  • Economia
  • Fitch rebaixa rating da China devido a riscos da dívida

Fitch rebaixa rating da China devido a riscos da dívida

A agência global de recomendação de risco Fitch rebaixou nesta quinta-feira (3) o rating de longo prazo em moeda estrangeira da China de “A+” para “A”, citando as expectativas de um enfraquecimento contínuo das finanças públicas e o rápido aumento da dívida.

O rebaixamento ocorreu um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas abrangentes sobre as importações de parceiros comerciais, sendo a China um dos países mais afetados, embora a Fitch tenha dito que essa medida ainda não havia sido incorporada às suas previsões.

“O rebaixamento reflete nossas expectativas de um enfraquecimento contínuo das finanças públicas da China e uma trajetória de rápido aumento da dívida pública durante a transição econômica do país”, disse a Fitch em um comunicado.

“Esperamos que a relação dívida pública/PIB continue sua tendência de alta acentuada nos próximos anos, impulsionada por esses déficits elevados, pela cristalização contínua de passivos contingentes e pelo crescimento moderado do PIB nominal.”

A Fitch espera que o déficit do governo da China aumente para 8,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, de 6,5% em 2024.

A China terá de manter o estímulo fiscal para apoiar o crescimento em meio à demanda interna moderada, ao aumento das tarifas e às pressões deflacionárias, o que manterá as lacunas fiscais elevadas, segundo a agência.

Em abril de 2024, a Fitch reduziu a perspectiva da recomendação de crédito soberano da China para negativa, citando os riscos para as finanças públicas, já que a economia enfrenta uma incerteza crescente em sua mudança para novos modelos de crescimento.

O Ministério das Finanças da China disse em um comunicado que Pequim lamenta “profundamente” e não reconhece o rebaixamento da Fitch, acrescentando que a decisão “é tendenciosa e não pode refletir completa e objetivamente a situação real da China”.

Schwarzenegger, Seinfeld e outros: veja os novos bilionários da Forbes

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abertura Oficial da 1ª Expoind: um Marco para a Indústria de Mato Grosso

Nesta terça-feira, 4 de novembro, Cuiabá foi palco da abertura oficial da 1ª Feira de…

Defesa 'intransponível' do Arsenal iguala marca de 122 anos

Depois de passar um mês todo quase sem deixar os adversários chutarem contra seu gol,…

Brasil precisa de política ambiental moderna

Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e…