O Flamengo lançou seu novo programa de sócios-torcedores nesta quinta-feira (10), em cerimônia realizada no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube carioca.
O novo Nação contará com programas diferentes, incluindo um plano direcionado exclusivamente para os torcedores que não moram no Rio de Janeiro. O momento, contudo, é de reclamações à diretoria quanto ao preço dos ingressos.
O Nação Sem Fronteiras, atendendo uma demanda que escutamos do nosso torcedor, vai permitir que uma vez ao ano esse torcedor esteja no Maracanã. Queremos ter mais pessoas indo aos jogos. O torcedor que mora numa região distante vai poder se programar para comparecer ao Maracanã uma vez ao ano.
Roberto Trinas, diretor de produtos e serviços do Flamengo
Polêmica dos ingressos
A torcida rubro-negra já vinha reclamando desde o início do Campeonato Carioca. A gestão Luiz Eduardo Baptista, que assumiu em janeiro, aumentou o preço dos ingressos entre 11% e 50% com relação ao mesmo período de 2024.
O ticket médio do Flamengo também está entre os maiores do Brasil. Na primeira rodada do Brasileirão, por exemplo, o jogo do Rubro-Negro contra o Internacional ficou em R$ 69,19. Só Vasco e Palmeiras ficaram à frente no quesito.
Na última quarta-feira (09), contudo, uma voz mais ativa se pronunciou sobre o assunto. Ídolo do Flamengo, o Maestro Júnior detonou o aumentou e ainda atentou para a mudança no perfil dos rubro-negros que vão ao Maracanã.
O Flamengo precisa mudar a forma de venda de ingressos. Porque num jogo como esse, estreia em casa na Libertadores, era jogo para 65, 70 mil pessoas aqui. Tem alguns problemas no formato da venda de ingressos. E o preço também. E o perfil dos torcedores aqui é completamente diferente daquele torcedor popular que vem realmente para incentivar
Júnior, comentarista da TV Globo
O clube carioca foi derrotado pelo Central Córdoba, da Argentina, na partida em questão.
Veja a nota do Flamengo na íntegra
“O Flamengo lançou nesta quinta-feira (10), no Ninho do Urubu, o novo Nação, programa de sócio-torcedor do clube. Mais do que um canal de venda de ingressos, o novo Nação nasce como uma plataforma de relacionamento com a torcida rubro-negra. O programa foi pensado para extrapolar os estádios. Agora, ele é de todos, os que frequentam o Maracanã e os que vivem longe das arquibancadas, mas carregam a paixão pelo Flamengo onde quer que estejam.
Com base em pesquisas que identificaram os desejos da Nação Rubro-Negra, o novo programa contempla tanto os torcedores que frequentam o Maracanã — que passam a ter acesso a ingressos em qualquer um dos três novos planos — quanto os milhões de flamenguistas espalhados pelo Brasil que, com um plano nacional, passam a ter a oportunidade de se conectar com o clube e manter vivo o sonho de torcer pelo Mengão em diversas cidades do país.
“O novo Nação não se limita ao estádio. Temos 45 milhões de torcedores, e apenas 2% frequentam o Maracanã. O estádio é finito, limitado. O Nação nasceu para ser grande, inclusivo e sem fronteiras”, afirma Roberto Trinas, Diretor de Produtos e Serviços do Flamengo. Trinas reforçou: “o princípio de tudo aqui é o nosso torcedor. Tudo que nós fazemos, todos os dias, é em prol do torcedor rubro-negro. O colocamos no centro da nossa estratégia. Nós tínhamos uma plataforma de venda de ingressos, que transformaremos numa plataforma ampla de relacionamento”.
O jogador Danilo foi o primeiro a vestir o novo Manto com o patch do Nação. O uniforme será usado oficialmente pela equipe durante o mês de maio, a partir do jogo contra o Juventude, no dia 16.
O programa se divide em Nação Maraca 1, Nação Maraca 2, Nação Maraca 3 e Nação Sem Fronteiras. Os quatro antigos planos agora são três, na versão Maraca, com a manutenção do rating que premia a longevidade no programa e agora no Nação 2, a assiduidade ao estádio.
No Nação Sem Fronteiras, a R$ 19,81 por mês, os rubro-negros de todo o país podem comprar ingressos para jogos fora do Rio, um jogo no Maracanã a cada temporada, cashbacks, descontos e acesso a experiências que só o Flamengo pode oferecer.
O novo Nação também representa um avanço em tecnologia e relacionamento com o torcedor. O clube investiu na modernização de canais de atendimento e no fortalecimento da cadeia de parceiros, com o objetivo de conhecer melhor o perfil dos seus torcedores e oferecer uma experiência personalizada, acessível e de qualidade.”