Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar o extrato de seus pagamentos e identificar descontos associativos realizados sem autorização.
Dos 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento, o INSS diz ter recebido reclamações de 1,2 milhão sobre descontos indevidos.
Na manhã desta quarta-feira (23), a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal deflagraram uma operação contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.
Como verificar se há desconto indevido na aposentadoria do INSS
- Para consultar descontos realizados no benefício, é necessário possuir uma conta no portal Gov.br e acessar o extrato de pagamento por meio do aplicativo ou site Meu INSS.
No extrato, constam todos os valores descontados do benefício, sejam referentes a mensalidades associativas ou a crédito consignado. - Passo a passo para a consulta:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Faça login com o CPF e a senha do Gov.br;
- Na tela inicial, selecione a opção “Extrato de benefício”;
- Clique sobre o número do benefício desejado;
- O extrato será exibido com o valor do benefício e os descontos aplicados, se houver.
Como consultar o extrato do benefício do INSS?
O primeiro passo para identificar um pagamento não autorizado é emitir o extrato do pagamento concedido pelo INSS ao aposentado ou pensionista. É possível emitir o histórico de transações por meio do site do Instituto, do aplicativo ou em agências bancárias.
- Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site do Instituto.
- Informe o CPF e a senha do gov.br.
- Selecione a opção Extrato de Contribuição (CNIS).
- O extrato será exibido na tela.
- Clique no botão Mensalidade Associativa.
Como consultar o pagamento da “mensalidade associativa”?
- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS.
- Entre com os dados pessoais para acessar a conta.
- Busque pela opção Mensalidade Associativa.
- Caso prefira, ligue para a Central 135.
Como excluir desconto pelo Meu INSS
- Acesse o Meu INSS com login e senha.
- Na página inicial, selecione Novo Pedido.
- No campo de busca (ícone da lupa), digite Excluir mensalidade.
- Serão exibidas opções; selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
- Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
- Após atualizar os dados, selecione Avançar.
- Leia as instruções e clique em Avançar.
- Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
- Anexe os documentos (se necessário) e vá em Avançar.
- Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
- Confira os dados informados no requerimento.
- Marque a opção Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.
Como pedir devolução
O estorno dos pagamentos pode ser solicitado diretamente à associação ou por meio de contato com o INSS para intermediar a situação. Veja o passo a passo:
- Acesse o extrato do benefício;
- Identifique a associação responsável pelo desconto;
- Entre em contato com o telefone 0800 da associação e solicite a devolução;
- Se preferir, envie um relato e o pedido de ressarcimento para o e-mail acordo.mensalidade@inss.gov.br;
- O órgão irá solicitar os documentos que comprovem a autorização do desconto ou a necessidade de devolução dos valores.
Como reclamar cobranças indevidas nos benefícios do INSS?
Reclamações e denúncias sobre descontos indevidos de associações ou entidades podem ser feitas no Portal Consumidor.gov.br (https://www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.