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Fraude no INSS: saiba se você foi vítima e como conseguir dinheiro de volta

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar o extrato de seus pagamentos e identificar descontos associativos realizados sem autorização.

Dos 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento, o INSS diz ter recebido reclamações de 1,2 milhão sobre descontos indevidos.

Na manhã desta quarta-feira (23), a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal deflagraram uma operação contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.

Como verificar se há desconto indevido na aposentadoria do INSS

  • Para consultar descontos realizados no benefício, é necessário possuir uma conta no portal Gov.br e acessar o extrato de pagamento por meio do aplicativo ou site Meu INSS.
    No extrato, constam todos os valores descontados do benefício, sejam referentes a mensalidades associativas ou a crédito consignado.
  • Passo a passo para a consulta:
  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Faça login com o CPF e a senha do Gov.br;
  • Na tela inicial, selecione a opção “Extrato de benefício”;
  • Clique sobre o número do benefício desejado;
  • O extrato será exibido com o valor do benefício e os descontos aplicados, se houver.

Como consultar o extrato do benefício do INSS?

O primeiro passo para identificar um pagamento não autorizado é emitir o extrato do pagamento concedido pelo INSS ao aposentado ou pensionista. É possível emitir o histórico de transações por meio do site do Instituto, do aplicativo ou em agências bancárias.

  • Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site do Instituto.
  • Informe o CPF e a senha do gov.br.
  • Selecione a opção Extrato de Contribuição (CNIS).
  • O extrato será exibido na tela.
  • Clique no botão Mensalidade Associativa.

Como consultar o pagamento da “mensalidade associativa”?

  • Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS.
  • Entre com os dados pessoais para acessar a conta.
  • Busque pela opção Mensalidade Associativa.
  • Caso prefira, ligue para a Central 135.

Como excluir desconto pelo Meu INSS

  • Acesse o Meu INSS com login e senha.
  • Na página inicial, selecione Novo Pedido.
  • No campo de busca (ícone da lupa), digite Excluir mensalidade.
  • Serão exibidas opções; selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
  • Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
  • Após atualizar os dados, selecione Avançar.
  • Leia as instruções e clique em Avançar.
  • Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
  • Anexe os documentos (se necessário) e vá em Avançar.
  • Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
  • Confira os dados informados no requerimento.
  • Marque a opção Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

Como pedir devolução

O estorno dos pagamentos pode ser solicitado diretamente à associação ou por meio de contato com o INSS para intermediar a situação. Veja o passo a passo:

  • Acesse o extrato do benefício;
  • Identifique a associação responsável pelo desconto;
  • Entre em contato com o telefone 0800 da associação e solicite a devolução;
  • Se preferir, envie um relato e o pedido de ressarcimento para o e-mail acordo.mensalidade@inss.gov.br;
  • O órgão irá solicitar os documentos que comprovem a autorização do desconto ou a necessidade de devolução dos valores.

Como reclamar cobranças indevidas nos benefícios do INSS?

Reclamações e denúncias sobre descontos indevidos de associações ou entidades podem ser feitas no Portal Consumidor.gov.br (https://www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.

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