• Home
  • Política
  • Governador de MT critica filho de Bolsonaro por chamar políticos de direita de ‘ratos’

Governador de MT critica filho de Bolsonaro por chamar políticos de direita de ‘ratos’

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes reagiu nesta quinta-feira (21) à declaração do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que chamou políticos de direita de “ratos” ao acusá-los de fazer oposição apenas ao Partido dos Trabalhadores. Sem citar nomes, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que esses políticos não assumem posição firme em defesa do campo conservador.

O governador avaliou que a declaração é injusta e afirmou que os gestores estaduais têm buscado equilíbrio entre pautas locais e nacionais.

Mauro Mendes, governador de Mato Grosso em 2025 | Foto: Nathália Okde

“Ele deve estar se sentindo ferido, magoado. Então, eu acho que é muito ruim esse tipo de ataque. Isso não ajuda na solução de nenhum problema. O destempero de algumas lideranças políticas, que se dizem lideranças, é muito ruim. Isso não contribui com a sociedade. A polarização tá sendo muito ruim. Eu estou de saco cheio, com perdão da palavra, dessa polarização. É uma discussão inútil que, no final do dia, não coloca comida na mesa, não melhora as estradas, não melhora a saúde”, declarou o governador.

A polêmica se soma a críticas recentes de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também filho do ex-presidente, que disse que parte da direita prefere manter cargos e privilégios em vez de travar disputas ideológicas mais duras. As manifestações dos dois parlamentares evidenciam fissuras no campo bolsonarista, sobretudo no momento em que Jair Bolsonaro está inelegível e a direita se articula para as eleições de 2026.

Relação com os Estados Unidos

O governador também criticou declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do próprio Eduardo Bolsonaro, avaliando que ambos têm contribuído para a criação de crises diplomáticas desnecessárias com os Estados Unidos. Para ele, o Brasil não tem dimensão econômica e militar para sustentar um enfrentamento com a maior potência mundial. “É preciso maturidade política e diálogo. O Brasil deveria trabalhar por cooperação, não para arrumar confusão”, disse.

Mendes ressaltou que manter boas relações internacionais é essencial para atrair investimentos e fortalecer setores estratégicos da economia mato-grossense, como o agronegócio, altamente dependente de mercados externos.

Contas públicas e investimentos

Além da crítica à polarização, o governador comemorou a aprovação das contas de 2024 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele ressaltou que Mato Grosso figura hoje entre os poucos estados brasileiros com nota “triplo A” no Tesouro Nacional, dividindo a classificação com o Espírito Santo. “Isso mostra que somos um estado confiável e transparente. Essa solidez fiscal nos permite investir e transformar”, afirmou.

Na área de infraestrutura, Mendes destacou que sua gestão deve alcançar a marca de 7 mil quilômetros de rodovias asfaltadas até o fim do mandato, superando o total histórico existente antes de sua administração. Também mencionou a construção de seis hospitais regionais e avanços em educação.

Eleições e futuro político

Questionado sobre seu futuro político, Mauro Mendes afirmou que só anunciará uma eventual candidatura ao Senado em 2026 no “último dia do prazo”, em 3 de abril. Ele reconheceu duas possibilidades de deixar o Palácio Paiaguás: em abril, caso dispute, ou em dezembro, no encerramento do mandato. Apesar das especulações, garantiu que hoje sua prioridade é governar.

  1. PF indicia família Bolsonaro e cumpre mandado contra pastor Silas Malafaia

  2. Bolsonaro deixa prisão para fazer exames e laudo aponta inflamações pulmonares

  3. Extrema direita inseriu ódio e violência na política, diz Zé Dirceu

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Margareth Buzetti volta ao Progressistas e mira vaga no Senado em 2026

A senadora Margareth Buzetti oficializou a filiação dela ao Progressistas (PP) durante ato em Cuiabá…

Indea determina suspensão da vacina Excell 10 em Mato Grosso após mortes no Piauí

Indea determina suspensão da vacina Excell 10 em Mato Grosso após mortes no Piauí –…

Governador de MT critica filho de Bolsonaro por chamar políticos de direita de ‘ratos’

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes reagiu nesta quinta-feira (21) à declaração do vereador…