• Home
  • Destaque
  • Governo Federal declara estado de calamidade em 265 municípios do Rio Grande do Sul devido as fortes chuvas

Governo Federal declara estado de calamidade em 265 municípios do Rio Grande do Sul devido as fortes chuvas

Foto: Marinha do Brasil

O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise de proporções alarmantes, com as recentes chuvas devastadoras deixando um rastro de destruição e tragédia. O governo federal reconheceu o estado de calamidade em 265 municípios da região.

Essa medida, anunciada neste domingo (5), proporciona aos municípios afetados acesso mais rápido e simplificado a recursos federais essenciais para a reconstrução e assistência às comunidades atingidas.

O reconhecimento do estado de calamidade, que o site Nortão MT teve acesso está documentado no “Diário Oficial da União”, é uma resposta direta às necessidades urgentes enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul. Com isso, as autoridades locais podem agir com maior agilidade e eficiência na prestação de socorro e reconstrução das áreas afetadas.

A comitiva presidencial, com a presença de Lula acompanhado por figuras políticas como Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, Arthur Lira, presidente da Câmara, e ministros do governo estiveram neste domingo no Rio Grande do Sul.

Diante da gravidade da situação, o Congresso Nacional se prepara para discutir medidas excepcionais que garantam apoio financeiro ao estado. O presidente da Câmara, Arthur Lira, ressaltou a necessidade de uma abordagem “totalmente extraordinária” para enfrentar os desafios imediatos e de longo prazo.

Pacheco, por sua vez, destacou a importância de remover as barreiras burocráticas e citou a PEC de Guerra como um exemplo de resposta legislativa eficaz em tempos de crise. Ele enfatizou a necessidade de agir com determinação e solidariedade para garantir que o Rio Grande do Sul tenha todos os recursos necessários para sua reconstrução.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Os números da tragédia são devastadores: até o momento, 78 mortes foram confirmadas, com outras quatro ainda sob investigação. Além disso, há 105 desaparecidos e 175 feridos. Mais de 134 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, afetando diretamente a vida de 844 mil habitantes em 341 dos 496 municípios do estado.

Nortão MT

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!



VEJA MAIS

November Fest 2024 será neste sábado (23) em Lucas do Rio Verde

November Fest 2024 será neste sábado (23) em Lucas do Rio Verde – CenárioMT …

Secel vai convocar mais projetos classificados em editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso

Secel vai convocar mais projetos classificados em editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso…

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour – CenárioMT …