A ação ordinária do GPA cai mais de 6% e ajuda a puxar o Ibovespa oscilando no pregão desta terça-feira (18). O movimento se dá em razão de uma mudança na recomendação da ação ordinária de “neutro” para o equivalente a abaixo da média, o que indica recomendação de venda do ativo.
Por volta das 11h40, PCAR3 tinha queda de 6,69%, a R$ 2,93.
O JPMorgan enxerga com preocupação a geração de caixa e o endividamento da empresa e destacou dentro do setor alimentício varejista a preferência para Grupo Mateus (GMAT3).
Para a equipe de análise da empresa, o setor de alimentos brasileiro está com “um desempenho superior desde o início do ano”, mas o aperto monetário em voga é um desafio para as companhias do segmento.
“Não vemos isso [o desempenho] motivado por melhorias nos fundamentos, mas principalmente por um abrandamento da curva de taxas de juros e pelo fato de que a maioria dos participantes (exceto o GPA) tem alta alavancagem”.
Já no mercado internacional, investidores observam com cautela o início das conversas entre Estados Unidos e Rússia na Arábia Saudita pelo fim da guerra na Ucrânia, o que contribui para certa aversão ao risco e leva o Ibovespa a operar perto da estabilidade.