• Home
  • Economia
  • Há expectativa para queda da gasolina após reduções no diesel?

Há expectativa para queda da gasolina após reduções no diesel?

A Petrobras reduziu nesta sexta-feira (18) o preço do diesel vendido às distribuidoras em R$ 0,12 por litro. Enquanto o combustível tem sua segunda queda em menos de um mês, a gasolina teve seu valor mantido mais uma vez.

Especialistas ouvidos pelo CNN Money apontam que a nova política de preços da estatal torna incerta a possibilidade de reajuste dos combustíveis, tanto para cima quanto para baixo.

Segundo a Petrobras, a medida visa “abrasileirar” os preços praticados no país e evitar trazer aos postos a volatilidade do mercado de petróleo.

“Essa nova política de preços, que a Petrobras chama de ‘abrasileiramento dos preços’, não traz ao final do dia nenhum tipo de transparência ou previsibilidade tanto para o aumento quanto para diminuição do preço. A queda tem sido feita de maneira acelerada em linha com a queda no exterior, alta não, […] cria uma artificialidade de preços no mercado”, disse Pedro Rodrigues, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Amance Boutin, especialista em combustíveis da Argus, relatou que, em diálogo com agentes do mercado, o atual preço da gasolina parece ser “razoável”.

Boutin ponderou ainda que, por conta de em abril iniciar a safra da cana-de-açúcar, pode haver uma maior disponibilidade de etanol no mercado, derrubando o preço do biocombustível.

Desse modo, indicou ao CNN Money que poderia haver um leve reajuste da gasolina para baixo a fim de manter a competitividade e a participação de mercado do combustível.

Entenda se mais etanol na gasolina pode reduzir preço do combustível

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Julgamento de Bruno Henrique é adiado após primeiro voto; veja situação e nova data

Auditor Marco Aurélio Choy pediu vista do processo. O julgamento de Bruno Henrique no STJD…

Quase 90% do desmatamento na Amazônia em 2025 foi ilegal, aponta estudo

Quase 90% de toda a área desmatada na Amazônia entre agosto de 2024 e julho…

6 em cada 10 feminicídios registrados em MT em 2025 são dentro da casa da vítima

Em Mato Grosso, cerca de 60% dos casos de feminicídio ocorreram dentro da casa da…