• Home
  • Esportes
  • Homem que ameaçou família de Schumacher é condenado à prisão; veja detalhes

Homem que ameaçou família de Schumacher é condenado à prisão; veja detalhes

Acusado de comandar um plano para chantagear a família do ex-piloto Michael Schumacher, o turco Yilmaz Tozturkan foi condenado nesta quarta-feira (12) a três anos de prisão.

Yilmaz, que é segurança de uma boate, e seu filho, Daniel Lins, teriam exigido 14 milhões de euros (R$ 84 milhões) para não vazarem arquivos confidenciais, como fotos privadas e registros médicos, da lenda alemã.

Lins também foi condenado pela Justiça da Alemanha e pegou uma pena de seis meses de prisão com pena suspensa. Vale lembrar que pena suspensa é quando o juiz permite que o condenado cumpra a pena em liberdade condicional, com algumas condições.

Uma terceira pessoa envolvida no caso foi condenada a dois anos de prisão com pena suspensa. Trata-se de Markus Fritsche, ex-guarda-costas da família de Schumi acusado de fornecer os arquivos aos chantagistas.

Nesta quarta, pai e filho pediram desculpas após confirmarem que participaram do ato. Já Fritsche negou qualquer envolvimento no caso de chantagem.

Relembre o caso de chantagem

Markus Fritsche foi funcionário da família do ex-piloto entre 2019 e 2020 e, neste período, coletou os arquivos de Schumi. Com o auxílio de Yilmaz Tozturkan e Daniel Lins, a quadrilha ameaçou a família de Schumacher.

Eles pretendiam publicar as informações na internet caso não recebessem 14 milhões de euros. De acordo com a investigação, Markus foi demitido pelos familiares. Em reação, ele organizou o esquema de extorsão.

Acidente de Schumacher

  • Dezembro de 2013: estava com o filho Mick, perto de Méribel, uma estação de esqui na França. O alemão, então com 44 anos, estava numa área não autorizada quando caiu e bateu a cabeça numa pedra;
  • Março de 2014: de acordo com a BBC, após “pequenos e bons sinais”, ele foi gradualmente sendo retirado do estado de coma. Três meses depois, em junho, Schumacher foi transferido do hospital de Grenoble, na França, para o hospital de Lausanne, na Suíça;
  • Outubro de 2014: Schumacher saiu do hospital suíço para sua casa, na comuna de Gland, também na Suíça. Segundo o The Telegraph, jornal inglês, o piloto estava numa cadeira de rodas e com problemas de memória;
  • Maio de 2015: Sabine Kehm, empresária e porta-voz de Schumacher, afirmou que o atleta tinha pequenas melhoras considerando a gravidade do acidente sofrido;
  • Setembro de 2016: mais de um ano depois da última atualização, Felix Dahm, advogado de Schumacher, disse numa sessão em tribunal que o piloto não consegue caminhar;
  • Setembro de 2019: o jornal Le Parisien, da França, noticiou a entrada de Schumacher num hospital em Paris para tratamento cardiovascular. O responsável pelo procedimento foi o cirurgião Phillippe Menasché e sondou-se a possibilidade de Schumacher passar por um procedimento com células-tronco. Em nota, a equipe médica disse que o alemão estava “consciente”.

Sobre Michael Schumacher

Michael Schumacher tem, atualmente, 54 anos. O ex-piloto teve notória carreira na Fórmula 1 em dois períodos: 1991 a 2006 e 2010 a 2012. O alemão passou por Jordan (1991), Benetton (1991-1995), Ferrari (1996-2006) e Mercedes (2010-2012). Ele conquistou sete títulos mundiais: 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004.

Michael é casado com Corinna Schumacher desde 1995. Com ela, teve dois filhos: Gina-Maria e Mick Schumacher. A filha disputa competições de hipismo nos Estados Unidos. O garoto é piloto de automobilismo, passou pela Fórmula 1 (2021-2022).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Senado promove debate em MT sobre propostas ambientais para a COP 30

Integrantes da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal participam, nesta segunda-feira (20), de…

Vereadores aprovam remanejamento de quase R$ 15 milhões para a Saúde de Sinop

Foram aprovados um Veto, cinco Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo, uma Resolução,…

Rumo inicia contratações com 39 vagas para treinamento de longa duração em Mato Grosso

Rumo inicia contratações com 39 vagas para treinamento de longa duração em Mato Grosso –…