• Home
  • Economia
  • Ibovespa avança com tarifas e dados dos EUA em foco; dólar cai

Ibovespa avança com tarifas e dados dos EUA em foco; dólar cai

O Ibovespa avançava nesta terça-feira (1º), à medida que os agentes financeiros continuam se posicionando para o esperado anúncio de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Já o dólar recuava antes o real, enquanto o mercado também analisa dados econômicos dos EUA.

Às 12h07, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, avançava 0,94%, a 131.489,62 pontos.

No mesmo horário, o dólar à vista caía 0,26%, a R$ 5,6898 na venda.

Desde a semana passada, os mercados globais vêm atuando em compasso de espera pelo dia 2 de abril, quando Trump promete anunciar uma série de tarifas recíprocas, conforme busca responder a taxas e outras barreiras comerciais impostas por parceiros sobre produtos dos EUA.

Até o momento, poucos detalhes foram fornecidos sobre os planos de Trump, gerando uma forte sensação de incerteza entre investidores, o que tem significado sessões com pouca volatilidade ou maior aversão ao risco.

Em sua mais recente declaração sobre o tema, o presidente norte-americano disse no domingo que todos os países serão atingidos por seu anúncio de quarta-feira, afastando expectativas de que as medidas poderiam ser mais direcionadas.

Analistas temem que as tarifas de Trump possam gerar uma guerra comercial global, o que poderia reacender a inflação e causar recessão econômica nos EUA, que já vem demonstrando indícios de desaceleração da atividade.

“O mercado está bastante apreensivo com o ‘tarifaço’ do Trump… Não sabemos metrificar o potencial inflacionário, porque não sabemos a intensidade. Então, isso cria incerteza”, disse Nicolas Gomes, especialista em câmbio da Manchester Investimentos.

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — subia 0,12%, a 104,300.

Nesta sessão os investidores ainda analisam uma série de dados econômicos.

Os destaques são a pesquisa PMI sobre o setor industrial dos EUA em março, divulgada pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM), e o relatório Jolts sobre vagas de emprego em aberto em fevereiro na economia norte-americana.

Mundo tem 24 superbilionários com fortunas acima de US$ 50 bi; veja

*Com informações da Reuters

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Setor de energia deve apostar no Cerrado brasileiro”, diz sócio da CBIE Advisory

Na visão do Centro Brasileiro de Infraestrutura Advisory (CBIE), a opinião pública entende que o…

Mel artesanal de Sinop vai representar Mato Grosso na COP30

O hidromel Castilho Mead, produzido em Sinop, no norte de Mato Grosso pela Agroindústria Irmãos…

João Adibe afirma que valor de Patrocínio com Palmeiras não tem limite

Contrato com Patrocinadora tem valor fixo e mais variáveis O <a Palmeiras e a Cimed…