• Home
  • Economia
  • Índice da Cielo mostra queda de 0,4% nas vendas no varejo em fevereiro

Índice da Cielo mostra queda de 0,4% nas vendas no varejo em fevereiro

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou queda de 0,4% nas vendas no varejo brasileiro em fevereiro, descontada a inflação, sobre um ano antes, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (13) pela empresa de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco.

Foi o terceiro mês seguido de queda no comércio brasileiro apurada pelo ICVA, e o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, destacou que fevereiro teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, que foi bissexto.

“O resultado só não foi mais negativo porque este ano, diferente do ano passado, o Carnaval caiu em março. Se fosse em fevereiro haveria menos dias úteis e, portanto, menos atividade econômica”, afirmou em comunicado, avaliando que efeitos inflacionários também podem ter afetado negativamente o consumo.

Mais cedo, a rival Stone informou queda de 1% nas vendas do varejo em fevereiro sobre um ano antes.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 5,1%, com o ecommerce mostrando alta de 5,4% e o comércio físico registrando acréscimo de 5%.

Entre macrossetores, serviços teve alta de 0,5% e bens duráveis aumento de 1,6% nas vendas, enquanto o de bens não duráveis sofreu retração de 1,4%.

Três regiões mostraram queda de vendas em termos deflacionados: Norte (-3,1%), Centro-Oeste (-2,6%) e Nordeste (-1%). No Sudeste houve um acréscimo de 0,3% e no Sul, de 0,1%.

O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo no país de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Cápsula de café, t-bone e massa italiana: o que ficará mais barato

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sérgio Ricardo toma posse para novo mandato à frente do Tribunal de Contas de MT

O conselheiro Sérgio Ricardo foi empossado, nesta terça-feira (4), para mais um mandato à frente…

Abertura Oficial da 1ª Expoind: um Marco para a Indústria de Mato Grosso

Nesta terça-feira, 4 de novembro, Cuiabá foi palco da abertura oficial da 1ª Feira de…

Defesa 'intransponível' do Arsenal iguala marca de 122 anos

Depois de passar um mês todo quase sem deixar os adversários chutarem contra seu gol,…