• Home
  • Política
  • Índice de analfabetismo cai no Brasil e é o menor em 8 anos

Índice de analfabetismo cai no Brasil e é o menor em 8 anos

Os brasileiros nunca permaneceram tanto tempo na escola como agora. A boa notícia vem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, que revela avanços na educação do país. Ainda assim, os desafios permanecem significativos.

A trajetória de Luana Pacheco da Costa, que atua como líder de atendimento, é um reflexo dessa transformação. Ela está cursando sua segunda graduação.

Brasileiros estão permanecendo mais tempo na escola, segundo IBGE. (Foto: reprodução)

“Meus pais nunca puderam me ajudar a pagar os estudos. Quando consegui meu diploma, comecei a trabalhar, tive um salário um pouco melhor e surgiu a chance de fazer Direito”, relata.

Luana ilustra uma mudança importante no perfil educacional do país. De acordo com a PNAD Contínua, os brasileiros alcançaram, em 2024, a maior média de anos de estudo desde o início da série histórica, em 2016 — ultrapassando os dez anos.

“Isso mostra que mais pessoas estão entrando no mercado de trabalho com maior qualificação. Isso impacta positivamente na produtividade e no crescimento econômico do país”, analisa Tássia Cruz, professora da FGV/EBAPE.

Jovem estudando em CG
Educação entre jovens e adultos também apresenta avanços. (Foto: José Aparecido)

Educação básica

Outro avanço foi o aumento no número de brasileiros que completaram a educação básica, que cresceu em dez pontos percentuais. Além disso, a taxa de analfabetismo caiu e atingiu o menor patamar dos últimos oito anos.

Apesar disso, o Brasil ainda enfrenta uma dura realidade: mais de 9 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler nem escrever uma frase simples. É o caso da aposentada Maria das Dores, nascida no Ceará. Ela abandonou os estudos aos 22 anos para trabalhar no Rio de Janeiro, mas agora, na terceira idade, decidiu voltar para a sala de aula.

“Me sinto o máximo! Me sinto. Quando eu comecei a fazer as contas, eu comecei a acertar, tudo de bom”, comemora.

Tássia Cruz ressalta que o Brasil está indo no caminho certo, mas ainda serão necessários muitos anos e muito investimento para alcançar patamares como de países desenvolvidos.

  1. MT registra 27 casos de meningite e morte de um bebê em Cuiabá

  2. Moraes determina soltura de ex-ministro de Bolsonaro

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher assassinada em Sinop era do Acre e estava há uma semana em MT

Manuela Rodrigues França, de 31 anos, foi encontrada morta com marcas de tiro na cabeça…

3 são presos em Sinop por morte de jovem que teve corpo transportado em picape

Três suspeitos de envolvimento na morte de Oseias da Silva Fross, de 25 anos, assassinado…

Taxas do Indea agora exigem CPF ou CNPJ de estabelecimentos rurais

Taxas do Indea agora exigem CPF ou CNPJ de estabelecimentos rurais – CenárioMT …