• Home
  • Agronegocios
  • Investimento no agro ajuda a enfrentar mudanças climáticas, aponta Davos

Investimento no agro ajuda a enfrentar mudanças climáticas, aponta Davos

As mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável e a classe média são um “trilema” que devera ser endereçado coordenada e simultaneamente, concluiu um dos painéis realizados na quinta-feira (23) no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

A questão levantada pelo painel foi pautada pela expectativa de que os países-membro da OCDE comprometam até 2% de seus PIBs com políticas industriais verdes nos próximos anos. Com isso em vista, buscou-se responder à questão “como podemos acelerar a mitigação climática enquanto reduzimos a pobreza global e protegemos os trabalhadores e consumidores em economias avançadas?”.

Dentre os setores com potencial para contribuir positivamente, os porta-vozes apontaram para o agronegócio. “Se quisermos enfrentar as mudanças climáticas, precisamos investir na agricultura”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista do clima, Al Gore, concordou com Tomazoni sobre a necessidade de financiamento, apontando para a otimização de tecnologias de captura de carbono através da agricultura regenerativa.

“Se compensássemos os agricultores com base nisso, isso os ajudaria a superar o período de transição de dois a três anos [necessário para um novo modelo de produção]. Os agricultores querem isso porque os eventos climáticos extremos estão tornando suas fazendas mais vulneráveis à erosão hídrica e eólica”, pontuou Al Gore.

Segundo o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola da ONU (Ifad), apenas 4% do investimento em mudanças climáticas é direcionado para os sistemas alimentares. Desse montante, 1% é voltado aos pequenos agricultores. Porém, avalia-se que a agricultura por si só poderia ser responsável pela captura de até 20% das emissões globais de CO2.

“Se apoiarmos a agricultura, podemos tirar milhões de pessoas da pobreza e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento econômico e avançar no enfrentamento do desafio climático”, indagou Tomazoni.

“Os pequenos produtores precisam de apoio, não apenas financeiro, mas também assistência técnica sobre como fazer isso. Precisamos fazer isso, porque eles são uma grande força para a transformação”, concluiu o CEO global da JBS.

Falta VR: paulistas precisam de R$ 710 a mais para completar benefício

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morte do papa Francisco faz Itália adiar jogos de futebol; saiba mais

O Papa Francisco, uma voz que reformulou a Igreja Católica, morreu aos 88 anos, segundo…

Carro desgovernado invade residência no PROHAB em Nova Mutum e motorista foge a pé 

Na noite deste domingo (20), uma família moradora do bairro PROHAB, em Nova Mutum, viveu…

Haddad e Galípolo vão ao Congresso responder sobre economia em maio

Tanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto o presidente do Banco Central (BC), Gabriel…