• Home
  • Política
  • Janaina denuncia assédio cometido por servidor da Prefeitura de Rondonópolis

Janaina denuncia assédio cometido por servidor da Prefeitura de Rondonópolis

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) denunciou nesta quinta-feira (6) ter sido vítima de ataques com conteúdo sexual e moral feitos por servidores comissionados da Prefeitura de Rondonópolis. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a parlamentar afirmou que recebeu diversos áudios com ofensas e insinuações de teor sexual, enviados por pessoas que ocupam cargos públicos no município.

“Fui pega de surpresa com esses áudios de servidores da prefeitura municipal de Rondonópolis. São ataques de cunho sexual, de cunho moral, e isso me assustou muito. Eu recebi de diversas pessoas preocupadas com a minha segurança e com a minha família”, declarou Janaina.

A deputada contou que, inicialmente, ficou em dúvida sobre formalizar uma denúncia, mas decidiu agir após se inspirar em um posicionamento recente da presidente do México, Claudia Sheinbaum, que também denunciou publicamente um caso de assédio.

Janaina informou que já registrou boletim de ocorrência e apresentou uma queixa-crime, além de acionar o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, e o Ministério Público, pedindo providências.

“Isso não deixa de ser uma violência política de gênero, uma violência contra as mulheres. Se isso acontece comigo, imagina o que não acontece com as mulheres e jovens de Mato Grosso, o estado que mais mata mulheres no Brasil e um dos que mais registra casos de estupro”, destacou.

De acordo com o boletim de ocorrência, o assediador, que seria servidor da Prefeitura de Rondonópolis, encaminhou um áudio a outro servidor, com a seguinte frase: “Jota, meu futuro assessor da Janaina Riva, aquela gostosa…doido para comer aquela mulher eu sou, cara, aquela ali é gostosa… manda em todos
os grupos, pode mandar sem dó e nem piedade”

Nota de repúdio

Em nota, o MDB repudiou a atitude do servidor e afirmou que cobra providências imediatas da Prefeitura de Rondonópolis, inclusive a responsabilização administrativa do servidor.

O MDB de Mato Grosso repudia de forma categórica a atitude do servidor comissionado da Prefeitura de Rondonópolis que gravou e fez circular áudios com ofensas de baixo calão e conteúdo sexual contra a deputada estadual Janaina Riva, presidente estadual do partido, parlamentar mais votada do estado e única mulher eleita ao Legislativo.

A conduta é vergonhosa, viola a dignidade feminina e configura violência política de gênero. Não aceitaremos que agentes públicos utilizem seus cargos para disseminar ataques misóginos contra mulheres que dedicam sua vida ao serviço público. Tais práticas não apenas desrespeitam a deputada, mas representam uma afronta a todas as mulheres que lutam para ocupar e permanecer em espaços de poder.

O MDB cobra providências imediatas da Prefeitura de Rondonópolis, inclusive a responsabilização administrativa do servidor, para que atitudes como essa não encontrem conivência nem impunidade. Seguiremos vigilantes na defesa do respeito, da ética e da segurança das mulheres na política.

O outro lado

A Prefeitura de Rondonópolis ainda não se manifestou sobre o assunto.

  1. Em vídeo Abilio diz que DRT é “melhor e mais barato” que o BRT do Estado

  2. Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Na China, Abilio propõe trem sem trilhos e sem motorista para Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, afirmou nesta quinta-feira (6) que vai sugerir ao governador…

Sistema OCB/MT apresenta setor cooperativista mato-grossense à Petrobras

O Sistema OCB/MT intermediou uma série de reuniões estratégicas entre a Petrobras e cooperativas agropecuárias…

Fluminense afasta a crise e derrota o Mirassol pelo Campeonato Brasileiro

Gol no primeiro tempo coloca o time de Luis Zubeldía novamente perto da vaga na…