Primeira mulher a presidir o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva assumiu o comando do partido com a promessa de unir tradição e renovação, e promete colocar a agremiação como protagonista no pleito do próximo ano.
Partindo dessa premissa, a parlamentar, que desde o final do ano passado vem trabalhando o seu nome para a disputa ao Sendo Federal em 2026, disse que também não descarta vir a encarar a eleição ao governo do Estado.
A emedebista afirma que o cenário “é animador”.
Nova diretoria
Janaina assumiu o posto que era ocupado pelo ex-deputado federal Carlos Bezerra, O cacique emedebista ficou a frente da agremiação no Estado por décadas e passou o comando para a parlamentar em convenção realizada na tarde desta quinta-feira (21).
Para a deputada, assumiu o partido em Mato Grosso “é a realização de um sonho”. “Recebi a notícia de que estava eleita e foi como realizar um sonho construído a passos árduos ao lado do MDB. Talvez, em outro partido, eu não tivesse tido a autonomia que encontrei aqui para chegar a esse posto”, declarou.
A nova presidente destacou ainda que a composição da nova direção buscou contemplar diferentes alas e gerações da legenda. “A chapa incluiu todos os deputados estaduais e o deputado federal Juarez Costa como secretário-geral. […] Também integram a direção nomes como o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, além de outras lideranças históricas. Misturamos a tradição do MDB e inserimos novas figuras para mostrar a nova fase do partido”, afirmou.
Janaina também defendeu que o partido deve deixar de ser coadjuvante para assumir papel de protagonista no pleito do próximo ano e, por isso, também não descarta vir a abrir da disputa ao Senado para encabeçar uma chapa ao governo do Estado.
“O partido vai trabalhar para ser protagonista, o MDB deixa de apoiar pra ser apoiado. Eu tenho trabalhado numa candidatura ao Senado. Agora, é claro que é muito animador um cenário pra governo do Estado”, destaca.
Primeiramente, contudo, Janaina afirma que o foco é a reorganização da estrutura partidária em Mato Grosso. “O foco é primeiro a estruturação do MDB estadual. Depois disso, viabilizar o partido com condições eleitorais. O segundo passo é o diálogo com dirigentes de todos os partidos. É óbvio que respeitamos opiniões divergentes, mas agora, como presidente estadual, a nossa missão é dialogar com todos e construir o maior arco de alianças possível”, destacou.
Respaldo da nacional
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirmou que a posse representa um momento histórico para a sigla, que completa 60 anos em 2026. Para ele, a chegada de Janaina à presidência estadual simboliza um processo de renovação que une respeito à trajetória de lideranças históricas e a abertura para novas gerações.

“Estamos vivendo um processo de renovação, com uma nova esperança de crescimento de forma pacífica, respeitando a história de Carlos Bezerra, que dedicou sua vida a Mato Grosso. Agora, ele passa a liderança para Janaina, que chega com energia, preparo, sensibilidade e grande compromisso com o povo do Estado. Hoje, nesta casa lotada, fica claro que o MDB está mais vivo do que nunca”, declara.
Rossi também ressaltou que a presença de uma mulher à frente do MDB em Mato Grosso reforça o compromisso da sigla com a ampliação da participação feminina na política, tema que, segundo ele, precisa avançar em todos os estados.
O dirigente nacional disse acreditar que a nova gestão tem condições de recolocar o partido no centro das principais disputas eleitorais.
“É um momento de reafirmação da força do MDB em Mato Grosso. Um partido que já elegeu governadores, senadores, deputados e prefeitos, e que agora passa a ser conduzido por uma liderança jovem, preparada e com grande capacidade de diálogo. Isso nos dá confiança de que teremos um futuro ainda mais forte no Estado”, completa.
-
Janaina Riva assume MDB após 30 anos de comando de Bezerra
-
Janaina assumirá presidência do MDB estadual
-
Bancada do MDB na Alems vai conversar com Riedel sobre os cargos ocupados pelo PT