Justiça cassa mandato de prefeito e vice em MS

A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Nova Andradina, Leandro Ferreira Luiz Fedossi, e do vice, Arion Aislan de Souza, nesta segunda-feira (7). A ação aconteceu após a Justiça entender que houve divulgação de fake news durante as campanhas eleitorais em 2024.

Leandro e Arion foram cassados por divulgação de Fake News na campanha eleitoral (Foto: Rede Social)

Na sentença, a juíza Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira entendeu que, através das provas, foi comprovado que os réus “utilizaram seus respectivos canais de comunicação para produzir e disseminar conteúdos desinformativos (fake news) direcionados à candidata Dione Hashioka, bem como para favorecer, de forma indevida e velada, as candidaturas dos réus Leandro Fedossi e Arion, em detrimento da candidatura adversária”, escreveu. 

No conteúdo manipulado e divulgado, os autores alteraram as informações e inseriram a falsa afirmação de que “a candidata, caso eleita, governaria o município em regime de home office”.

A divulgação das informações aconteceu ao longo de toda campanha, segundo a magistrada, na qual, também, foram utilizados grupos em aplicativo de mensagens para disparar as fakes news para o maior número de pessoas. 

“Fica evidente que os réus, confiantes na dificuldade histórica da Justiça Eleitoral em reprimir, com eficácia, a disseminação de fake news em eleições anteriores, agiram acreditando que permaneceriam impunes. Demonstraram desprezo pelas instituições fiscalizatórias, persistindo reiteradamente em práticas ilícitas, ampliando seu alcance e envolvendo outros indivíduos em uma rede coordenada de desinformação, com o objetivo manifesto de desequilibrar o processo eleitoral e comprometer sua legitimidade”

Juíza Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira

Para Cristiane, a disseminação de informações falsas implicou diretamente no resultado final, na qual Leandro obteve 47% dos votos, enquanto a adversária 44,64%, com uma diferença de pouco mais de 500 votos, num universo de 35.765 eleitores. “É inegável, portanto, que houve ampla repercussão das condutas praticadas, com capacidade efetiva de influenciar o curso e o desfecho do pleito”, afirmou. 

Quanto à alegação de que houve abuso de poder político, a juíza não considerou a denúncia, uma vez que não houve elementos comprobatórios suficientes para permitir a caracterização. 

Diante da situação, foi decretada a cassação de Leandro e Arion, além da inelegibilidade por oitos anos de ambos, bem como de Murilo Cesar Carneiro da Silva, Sandro de Almeida Araújo, Jeferson Souza dos Santos, Hernandez Ortiz, Hernandez Ortiz Júnior e Bruno Henrique Seleguim. 

O Primeira Página procurou Leandro, que encaminhou uma nota publicada nas redes sociais. No comunicado, o então prefeito diz que “recebemos a decisão com serenidade e reafirmamos nosso absoluto respeito à Justiça. No entanto, confiamos que, nos recursos que apresentaremos às instâncias superiores, a verdade dos fatos será reconhecida e a vontade popular será respeitada. Fomos eleitos democraticamente, com cerca de 600 votos de diferença, em uma escolha consciente da população de Nova Andradina, que confiou em nosso trabalho e em nosso projeto de gestão para o município”.

Fedossi continua que “continuaremos trabalhando incansavelmente até que todas as questões sejam devidamente esclarecidas e a Justiça reconheça a legitimidade da nossa vitória nas eleições.
Agradecemos a todos pela confiança e pelo apoio. Nova Andradina pode ter a certeza de que seguiremos firmes, com o olhar no presente e o compromisso inabalável de construir um futuro ainda melhor para nossa gente”, finalizou.

Leandro e Arion durante posse na Câmara Municipal de Nova Andradina
Leandro e Arion durante posse na Câmara Municipal de Nova Andradina (Foto: Rede Social)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Troca de tiros em chácara deixa homem ferido em Lucas do Rio Verde

Troca de tiros em chácara deixa homem ferido em Lucas do Rio Verde – CenárioMT…

Expedição mapeia silvicultura em 14 estados com apoio de Mato Grosso

Expedição mapeia silvicultura em 14 estados com apoio de Mato Grosso – CenárioMT …

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso –…