• Home
  • Política
  • Lucas do Rio Verde terá campus da UFMT com quatro cursos de graduação; veja quais são

Lucas do Rio Verde terá campus da UFMT com quatro cursos de graduação; veja quais são

O Ministério da Educação (MEC) confirmou a implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. O anúncio, considerado uma conquista histórica para o município e para o Médio-Norte mato-grossense, foi celebrado nesta sexta-feira (8) durante reunião na reitoria da instituição, em Cuiabá, com a presença do prefeito Miguel Vaz, da reitora Marluce Souza e Silva e do senador Wellington Fagundes.

Campus da UFMT no Médio-Norte é confirmado e inicia atividades em 2026. (Foto: reprodução)

O novo campus será um polo de formação, pesquisa, tecnologia e inovação, e começará a funcionar em março de 2026. Na fase inicial, ofertará quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês). A escolha das áreas levou em conta o potencial econômico da região e a demanda do mercado de trabalho.

Segundo a reitora, a autorização do MEC já está formalizada e inclui o protocolo de criação e funcionamento dos cursos. “Elaboramos os projetos pedagógicos e contamos com a contrapartida do município, que fornecerá o espaço físico e o apoio técnico-administrativo. Em março de 2026, a universidade já estará recebendo seus primeiros estudantes”, afirmou Marluce.

O prefeito Miguel Vaz destacou o impacto que a universidade trará para o desenvolvimento local e regional. “A Universidade Federal é uma âncora importante para o crescimento econômico de qualquer região do Brasil. Essa conquista é fruto do trabalho conjunto de diversas lideranças e do apoio do MEC, do ministro Camilo Santana e dos senadores Carlos Fávaro e Wellington Fagundes”, disse.

A instalação do campus é uma demanda antiga da comunidade e do setor educacional. O deputado estadual Valdir Barranco (PT) lembrou que, em 2019, apresentou uma indicação à Assembleia Legislativa solicitando à Bancada Federal e ao MEC a criação da unidade. O projeto ganhou força com a articulação de lideranças políticas, como a diretora da Conab, Rosa Neide, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Com a oficialização, Lucas do Rio Verde se prepara para sediar uma das principais instituições de ensino superior do país, consolidando-se como referência educacional e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico do Médio-Norte de Mato Grosso.

  1. UFMT oferece vagas para professores com salários de até R$ 8 mil

  2. Quer aprender mandarim? UFMT oferece curso com aulas online e presenciais

  3. Homem é detido suspeito de assediar alunas na UFMT em Cuiabá

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso –…

Bombeiros combatem incêndios em Mato Grosso, mas focos em terras indígenas ficam sem atendimento

Bombeiros combatem incêndios em Mato Grosso, mas focos em terras indígenas ficam sem atendimento –…

Filha do governador de MT se casa em cerimônia intimista em SP

A filha mais velha do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e da primeira-dama, Virginia…