O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nessa quinta-feira (23), o comércio em moedas locais sem uso do dólar entre os membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), durante participação no Fórum Empresarial Brasil-Indonésia em Jacarta.
A fala do presidente brasileiro ocorreu a poucos dias do encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve ocorrer no domingo (26).
“No âmbito dos Brics, o PIX e o QRIS [ferramenta indonésia de pagamentos instantâneos] oferecem pagamentos acessíveis, que podem inspirar medidas de facilitação do comércio em moedas locais entre os países do bloco”, disse.
Lula irá se encontrar com Trump na Malásia, no encontro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). No encontro, os líderes devem discutir o tarifaço de 50% imposto pelo EUA contra o Brasil.
Trump, por mais de uma vez, ameaçou taxar países dos Brics que tentassem contrapor a dominância do dólar.
No Fórum, o presidente brasileiro também disse que a presidência brasileira no Mercosul pretende avançar até o fim de 2025 em um acordo de comércio preferencial com a Indonésia.
“Durante nossa atual presidência no Mercosul, até o final do ano, vamos avançar nas tratativas para um acordo de comércio preferencial Mercosul-Indonésia”, disse o presidente.