O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. A nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
A partir de agora, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e aprovação pelo Plenário do Senado Federal. Messias agradeceu a indicação pelo Instagram:
“Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional. Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado. Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional.”
Jorge Messias.
Trajetória
Advogado-Geral da União desde 1º de janeiro de 2023, Jorge Messias é graduado em Direito pela UFPE (Faculdade de Direito do Recife), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB (Universidade de Brasília) (2018) e doutor pela mesma universidade (2023), onde lecionou como professor visitante.
Foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e consultor jurídico do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central.