O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou nas redes sociais um vídeo em que aparece plantando sementes de uva no Palácio do Alvorada, enviando uma mensagem direta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“No sábado estou plantando comida, não violência e nem ódio”, afirma Lula no vídeo, gravado pela primeira-dama Janja da Silva. O presidente aproveitou a ocasião para convidar Trump a visitar o Alvorada e conhecer o Brasil.
“Presidente Trump, espero que um dia você possa visitar este lugar, para que a gente converse e você conheça o Brasil verdadeiro”, disse Lula.
O vídeo foi publicado em um momento de tensão comercial, após a administração norte-americana impor tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros, incluindo café e frutas. Segundo o presidente, a medida não afetará o destino da uva plantada: “Se for necessário, ela vai para a merenda escolar”.
Lula aproveitou ainda para reforçar a imagem de um país aberto ao diálogo, destacando a receptividade do povo brasileiro a diferentes nações, incluindo Estados Unidos, Rússia, China e Venezuela.
Desde a imposição das tarifas, o governo brasileiro tem tentado contato com autoridades norte-americanas, sem sucesso, e algumas vozes no país sugerem que Lula tente comunicação direta com Trump. Representantes do governo afirmam, entretanto, que não há garantias de que uma ligação presidencial seria atendida de maneira adequada.
Veja vídeo
-
Lula anuncia ajuda de R$ 30 bilhões a empresas afetadas por tarifaço