• Home
  • Agronegocios
  • Marechal Rondon registra 3ª maior movimentação entre aeroportos do Centro-Oeste

Marechal Rondon registra 3ª maior movimentação entre aeroportos do Centro-Oeste

O movimento de passageiros nos aeroportos da região Centro-Oeste registrou crescimento de 6% em setembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 2,08 milhões de embarques e desembarques. O resultado foi impulsionado principalmente pelo desempenho dos terminais de Brasília e Goiânia, que responderam por cerca de 80% do fluxo total de viajantes no período.

No acumulado de janeiro a setembro, os aeroportos da região movimentaram 20,7 milhões de passageiros, mantendo a aviação do Centro-Oeste entre as mais relevantes do país. O Aeroporto Internacional de Brasília respondeu por 63,5% do total, com 13,8 milhões de embarques e desembarques no período, seguido por Goiânia (2,86 milhões), Várzea Grande/Cuiabá (1,86 milhão) e Campo Grande (1,17 milhão).

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado reforça o potencial de crescimento equilibrado do setor aéreo em todo o território nacional. “Estamos fortalecendo a aviação regional e garantindo mais conectividade ao país, com investimentos em infraestrutura e modernização dos aeroportos, em parceria com estados, concessionárias e a iniciativa privada”, destacou.

O desempenho confirma também o papel estratégico da região na conectividade aérea nacional. O Aeroporto de Brasília permanece como principal hub de integração de voos domésticos e maior aeroporto internacional fora do eixo Rio–São Paulo, com 658,8 mil passageiros em voos internacionais até setembro, número que o coloca à frente de todos os demais terminais fora do Sudeste.

No comparativo com os grandes aeroportos da região Sudeste, Brasília movimentou cerca de 4% do total de passageiros internacionais de Guarulhos e Galeão somados, que juntos registraram quase 17 milhões de viajantes até setembro. Isso significa que, para cada 100 passageiros internacionais que passam por Guarulhos e Galeão, 4 passam por Brasília, proporção que reforça o papel do terminal como principal hub internacional fora do eixo Rio–São Paulo e ponto de conexão das demais regiões do país.

Entre no GRUPO DO WHATSAPP e acompanhe notícias relevantes sobre Economia, Política e Desenvolvimento

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Várzea Grande regulamenta gestão de resíduos e exige plano ambiental de ‘Grandes Geradores’

Várzea Grande regulamenta gestão de resíduos e exige plano ambiental de ‘Grandes Geradores’ – CenárioMT…

Brasil e Romênia firmam parceria para fortalecer segurança alimentar

O Brasil e a Romênia deram mais um passo na cooperação internacional ao assinarem, nesta…

Marca corporativa: o principal asset estratégico de um conglomerado

Mais do que um logotipo, a marca corporativa é o sistema que dá coerência, sentido…