Equipe africana atropelou a Nova Caledônia e segue viva no Mundial Sub-17 com o placar histórico
A maior goleada da história das Copas do Mundo continua na categoria sub-17. Mas agora pertence ao Marrocos que precisava vencer por muitosgols a Nova Caledônia para fazer saldo e seguir com chance de classificação à próxima fase. E cumpriu o objetivo neste domingo (9), no Catar, com nada menos do que um 16 a 0 sobre a seleção da Oceania, que amargou o último lugar do grupo B.
Com o resultado, a equipe africana terminou na terceira posição com três pontos e fica mais perto da classificação ao mudar drasticamente seu saldo de gols: começou a última rodada com-8 e ficou com +8. Agora, terá que esperar os jogos até terça para entrar como um dos melhores terceiros.
Curiosamente, no jogo passado, os marroquinos perderam por 6 a 0 para Portugal, enquanto a Nova Caledônia arrancou um empate em 0 a 0 com o líder Japão.
<a Leia mais: Neymar atuará pelo Santos em posição que Ancelotti quer utilizá-lo na Seleção
As maiores goleadas da história das Copas do Mundo
Antes de Marrocos 16×0 Nova Caledônia, o recorde pertencia a outro jogo sub-17 e faz tempo. Na edição de 1997, a Espanha goleou a Nova Zelândia por 13 a 0, no Egito.
Já o Mundial Sub-20 teve como maior goleada da história um 12 a 0 da Noruega sobre Honduras, em 2019, na Polônia. E, claro, Haaland esteve em campo e fez incríveis nove gols nesse partida, quando tinha 18 anos.
Por outro lado, na Copa do Mundo entre os profissionais, o recorde é bem mais antigo e com menos gols. Foi em 1982, na Espanha, quando a Hungria aplicou impiedosos 10 a 1 em Honduras.
E entre os clubes, a Copa do Mundo deste ano, a primeira edição no formato parecido ao das seleções, já protagonizou uma goleada difícil de alcançar. O Bayern de Munique fez 10 a 0 no Auckland, da Nova Zelândia.
Outras grandes goleadas do Mundial Sub-17
Um dado chama a atenção nesses vitórias por muitos gols de diferença. É o fato de uma equipe da Oceania estar quase sempre presente. A Nova Caledônia, por exemplo, figura três vezes na lista de maiores vitórias no sub-17.
Além do recorde atual, a modesta seleção também levou um 10 a 0 da Inglaterra, em 2023, e um 9 a 0 da Seleção Brasileira, no mesmo ano. Já a quinta maior goleada tem a Colômbia que fez 9 a 1 na Finlândia.
<a Leia também: Frase machista de Ramón Díaz repercute no exterior e recebe críticas; Inter se posiciona
O placar histórico de Marrocos
Diante da maior goleada da história das Copas, não houve um grande artilheiro nos 16 a 0 sobre a Nova Caledônia. Desta maneira, nove jogadores diferentes fizeram gol, além de um contra. Ou seja, praticamente um time inteiro, sem considerar o goleiro.
Entre os que balançaram redes desde o 3º minuto até os acréscimos do segundo tempo, seis jogadores do Marrocos marcaram duas vezes: Ibn Salah, Daoudi, Ziyad Baha, Haddani, Ouazane e El Aourd.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia