• Home
  • Polícia
  • Mato Grosso aplica mais de 60 mil provas de habilitação no 1º trimestre de 2025

Mato Grosso aplica mais de 60 mil provas de habilitação no 1º trimestre de 2025

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso aplicou 64.817 exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e março deste ano. Do total, 35.494 foram provas teóricas e 29.323, práticas. A emissão da CNH é um dos serviços mais demandados pelo órgão.

Para aumentar a segurança e a transparência no processo de habilitação, o Detran de Mato Grosso investiu em soluções tecnológicas. Aulas teóricas passaram a ser monitoradas com reconhecimento facial e biometria, tanto dos candidatos quanto dos instrutores. As provas teóricas, agora digitais, estão disponíveis em 70 municípios, eliminando a necessidade de impressão manual.

O exame também está disponível em Libras, garantindo o acesso da comunidade surda ao processo de habilitação. Já as aulas práticas contam com telemetria, que utiliza GPS e validação por foto e biometria para monitorar o percurso e a presença do instrutor e do aluno. O sistema está presente nos veículos dos 297 Centros de Formação de Condutores credenciados no Estado.

Profissionais do setor destacam que as mudanças tornaram o processo mais confiável e reduziram as possibilidades de fraudes. Até 2019, os registros de aulas eram feitos manualmente, o que dificultava a fiscalização. Com a digitalização, o processo ganhou mais credibilidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fiscalização ambiental flagra extração ilegal de minérios em quatro municípios de Mato Grosso

Em quatro municípios do norte de Mato Grosso, uma operação de fiscalização ambiental realizada entre…

Flávia Moretti anuncia retirada de radares e troca mais três secretários em Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou nesta terça-feira (15) a nomeação de…

Economia da China cresce 5,4% no primeiro trimestre

A China registrou crescimento econômico de 5,4% nos primeiros três meses de 2025, mostraram dados…