MEC fortalece ações de educação ambiental

Nesta quarta-feira (5/6), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de chamar atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Em 2024, a Política Nacional de Educação Ambiental completa 25 anos. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com os sistemas de ensino, tem empreendido esforços para integrar a educação ambiental de modo permanente e contínuo em todos os níveis e modalidades de ensino.

Atualmente, a Pasta trabalha na retomada da educação ambiental, por meio da estruturação de uma política nacional de educação ambiental escolar. Para tanto, algumas ações já estão em andamento, como o apoio ao curso Territorialização da Educação Ambiental e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo, destinado à formação de profissionais de educação das secretarias de educação municipais e estaduais. O curso é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com o apoio do MEC e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Além disso, a Pasta tem apoiado a estruturação da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ideia é transformar o Brasil com educação e justiça climática, bem como criar incidência no Censo Escolar para expandir a produção de dados sobre educação ambiental. Outra iniciativa é a promoção de cursos de aperfeiçoamento de educação ambiental com ênfase na justiça climática, para docentes e coordenadores pedagógicos que atuam com educação infantil, ensino médio e ensino fundamental no País.

As ações do MEC visam reiterar o compromisso em educar ambientalmente, considerando a diversidade das comunidades escolares e dos povos. O enfoque é a formação de docentes e coordenadores que atuam com ensino médio, além da elaboração de programas com foco nas juventudes, nos adolescentes e nas crianças.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, é preciso inserir a educação ambiental, enquanto uma temática educacional, no âmbito da política educacional, como parte do cumprimento do direito à educação, público e subjetivo. “Isso significa assumir que a educação ambiental é educação ambiental escolar, que foi o mesmo passo dado, por exemplo, pela educação quilombola e pela indígena”, concluiu.

Por: Ministério da Educação (MEC)

— news —

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Secel vai convocar mais projetos classificados em editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso

Secel vai convocar mais projetos classificados em editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso…

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour – CenárioMT …

Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso anuncia saída após quase 3 anos

Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso anuncia saída após quase 3 anos – CenárioMT…