O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), criticou nesta segunda-feira (3), em coletiva de imprensa, as medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impõem taxações à União Europeia.
De acordo com o governador, a postura de atirar para todos os lados pode fazer com que o feitiço vire contra o feiticeiro.
“Quem atira para tudo quanto é lado, uma hora atira no pé”, afirmou o governador.
Na avaliação do governador, esse tipo de pacote de taxação internacional não é bom para ninguém, e pode ser ruim para os Estados Unidos e também para o Brasil.
“Eu espero que ele reflita um pouco sobre isso e que respeite as regras internacionais de negócios. Ele não pode chegar e causar um grande rebuliço nos mercados internacionais o que pode trazer consequência para todos os americanos e para nós brasileiros”, afirmou.
O bloco da União Europeia, que sofreu essas taxações, afirmou no começo da tarde que irá fazer retaliações, à altura, e prometeu lutar contra os direitos aduaneiros.
Já no Brasil, os ministros da Fazenda e das Relações Internacionais orientam que não é o momento de sofrer por antecedência e anunciam cautela em relação as tarifas implementadas em outros países.
-
Mauro Mendes confirma presença em evento com Lula em MT
-
Ex-procurador-geral trocou silêncio sobre VLT por ‘prêmio’, acusa Emanuelzinho
-
Mauro Mendes anuncia nomes de líder e vice-líder do governo na ALMT
-
Mauro Mendes assume Consórcio Brasil Central