• Home
  • Política
  • Mendonça suspende regra do TSE que punia federações partidárias

Mendonça suspende regra do TSE que punia federações partidárias

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impede uma federação partidária de participar das eleições se um dos partidos que a integra não prestar contas anuais à Justiça Eleitoral.

Na decisão, assinada nesta quarta-feira (3), Mendonça atendeu ao pedido protocolado pelo PV, PSDB, Cidadania, PCdoB, PT, PSOL e Rede Sustentabilidade.

Para as legendas, a restrição criada pela resolução não está prevista na legislação e poderá impedir a participação de algumas federações partidárias nas eleições.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Na decisão, o ministro entendeu que a norma não preserva a autonomia dos partidos, garantida pela Constituição. Dessa forma, segundo o ministro, que também integra o TSE, uma federação não pode ser impedida de disputar as eleições por causa de uma irregularidade individual de uma das legendas.

“Não vejo como estender o impedimento à apresentação de candidatura, que recaia sobre determinado partido político em razão do descumprimento da sua obrigação individual de prestação de contas anual, aos demais partidos com ele federados”, argumentou o ministro.

Diante do período de recesso no plenário da Corte, a decisão individual do ministro deverá ser julgada pelo plenário do Supremo em agosto, quando os trabalhos colegiados serão retomados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Edição: Fernando Fraga

— news —

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula sanciona lei e amplia prazo para regularizar imóveis na fronteira

Os proprietários de imóveis rurais em faixa de fronteira terão mais cinco anos para pedir…

Promotora de Mato Grosso defende importância do debate sobre violência doméstica

Promotora de Mato Grosso defende importância do debate sobre violência doméstica – CenárioMT …

Senado aprova punição maior a quem fornece drogas ou álcool a menores

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei n° 942/2024 que…