• Home
  • Política
  • Mercadinhos em presídios de MT terão que pagar impostos

Mercadinhos em presídios de MT terão que pagar impostos

Após desistir de barrar os mercadinhos nos presídios de Mato Grosso, o governo do Estado trabalha na regulamentação do comércio nas unidades prisionais. O trabalho vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Justiça e irá determinar quais produtos poderão ser comercializados.

Também irá definir como funcionará a fiscalização da venda, pagamento de impostos e destinação dos recursos arrecadados.

Delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira (Foto: Reprodução)

“Nós vamos regulamentar, inclusive, os objetos, materiais e produtos que podem ser comercializados. Serão itens obviamente não supérfluos, itens permitidos pela lei e que não fornecido pelo estado. Também vamos regulamentar todo o processo de fiscalização e nós vamos também regulamentar a destinação do recurso obtido com a comercialização desses produtos”, reforçou o secretário Vitor Hugo.

Vale lembrar que, o poder Executivo tentou fechar todas as cantinas de todas as unidades prisionais do estado, mas a Assembleia barrou a propositura enviada pelo governo Estado, e permitiu a continuidade do comércio, porém com maior rigor e fiscalização.

O governador Mauro Mendes (União) chegou a vetar esse trecho da matéria e a Secretaria de Justiça baixou um decreto determinando o fechamento dos mercadinhos.

A Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual, contudo, conseguiu a reabertura de algumas cantinas por meio de decisão judicial, e pouco tempo depois a Assembleia, por maioria, derrubou o veto e manteve a autorização para o funcionamento das cantinas.

Inicialmente, o governador cogitava recorrer ao judiciário para manter os mercadinhos fechados, sob o argumento de que o Estado fornece todos os itens essenciais aos presos.

Mendes, contudo, voltou atrás e hoje a Secretaria de Justiça trabalha nessa regulamentação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cáceres será palco da 1ª edição da COP Pantanal a partir de hoje

A cidade de Cáceres vai ser sede da 1ª edição da COP Pantanal – Saberes…

Milan quer Lewandowski, mas Barcelona impõe condição

Ideia do clube italiano é contratar atacante para janeiro de 2026 O Milan iniciou negociação…

Luiz Ovando fala sobre anistia, futuro político e federação União Progressista – Política de Primeira – Entrevista completa

Entrevistado desta semana no Podcast Política de Primeira, o deputado federal Luiz Ovando (PP) conversou…