Uma mulher compareceu à Central de Operações da Polícia Militar de Alta Floresta, a 115 km de Nova Canaã do Norte, nesta quarta-feira (08/05), relatando que seu smartphone Samsung A15 foi hackeado e seu WhatsApp clonado. De acordo com a vítima, desde então, uma pessoa tem enviado mensagens para ela solicitando transferências via Pix e também entrado em contato com seus amigos pedindo dinheiro.
Leia também: Peixoto de Azevedo: Justiça aceita denúncia contra mãe, filho e cunhado por matar idosos e deixar padre ferido
Um dos amigos da vítima, acreditando que estava ajudando a amiga, acabou caindo no golpe e transferiu R$ 350,00 via Pix para o golpista. A vítima ainda relatou que outros amigos seus também receberam mensagens via WhatsApp solicitando valores via Pix.
Diante da situação, a Polícia Militar confeccionou um Boletim de Ocorrência (BO) e encaminhou o caso para a Delegacia de Polícia de Alta Floresta para investigação.
Alerta:
A Polícia Militar alerta a população para o golpe do WhatsApp e Pix. Os golpistas costumam clonar contas de WhatsApp e enviar mensagens para os contatos da vítima pedindo dinheiro.
Dicas do Canaã Notícias para se proteger:
- Nunca forneça seus dados pessoais ou bancários a estranhos.
- Habilite a autenticação de duas etapas no seu WhatsApp.
- Mantenha seu antivírus e sistema operacional atualizados.
- Desconfie de mensagens que solicitam dinheiro.
- Em caso de dúvida, entre em contato com a pessoa que está pedindo dinheiro pelo telefone que você já possui salvo.
- Se você for vítima de um golpe:
Registre um Boletim de Ocorrência na Polícia.
- Entre em contato com o seu banco e informe sobre o golpe.
- Avise seus amigos e familiares sobre o ocorrido.
- Juntos, podemos combater a criminalidade!