• Home
  • Política
  • Municípios podem aderir a programa de iluminação pública com LED

Municípios podem aderir a programa de iluminação pública com LED

Iluminação pública mais eficiente e segura: essa é a proposta da nova chamada pública lançada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em Brasília.

Cidades de MT podem aderir a projeto de modernização com LED. (Foto: Carlos Alberto Silva)

O edital considerado uma superchamada vai selecionar projetos de municípios interessados em substituir luminárias ineficientes por modelos LED de alta performance. Cidades de todo o país, incluindo as de Mato Grosso, podem participar.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, esta é a quarta edição da chamada pública do Procel Reluz. O investimento previsto ultrapassa R$ 150 milhões, com foco em modernizar a iluminação pública e reduzir o consumo de energia em até 60% além de contribuir para mais segurança nas ruas e menor custo para os cofres municipais.

“O LED representa uma economia significativa para os municípios e melhora a qualidade da iluminação urbana”, explica Leonardo Barreto, coordenador do Procel.

A chamada pública foi o principal anúncio de um evento realizado na sede do Ministério, em Brasília. Os projetos ainda serão selecionados e deverão seguir critérios técnicos e operacionais definidos em edital.

Lâmpadas led (Foto: Eletro energia)
Lâmpadas. de LED. (Foto: Reprodução/Internet)

Hoje, a iluminação pública representa uma das maiores fatias da conta de energia das prefeituras. Com a substituição por LEDs e a adoção de sistemas inteligentes, espera-se uma forte redução no consumo e na despesa com manutenção.

Outro destaque do encontro foi o lançamento do Guia para Eficiência Energética em Edifícios Públicos Municipais, que oferece orientações práticas para tornar prédios administrativos mais sustentáveis e econômicos no uso de energia.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia Civil prende mandantes de assassinato de advogado em Nova Ubiratã durante operação Procuração Fatal

Polícia Civil prende mandantes de assassinato de advogado em Nova Ubiratã durante operação Procuração Fatal…

MPF abre inquérito em Mato Grosso para apurar descumprimento da “lei dos 60 dias” no tratamento de câncer

MPF abre inquérito em Mato Grosso para apurar descumprimento da “lei dos 60 dias” no…

Curso do MPMT fortalece defesa das vítimas no Tribunal do Júri

Curso do MPMT fortalece defesa das vítimas no Tribunal do Júri – CenárioMT …