• Home
  • Economia
  • Não sabe investir em empresas de cripto? As quatro dicas que você precisa aprender

Não sabe investir em empresas de cripto? As quatro dicas que você precisa aprender

Tem curiosidade sobre investimentos em criptomoedas, mas não quer ter Bitcoin ou qualquer outro token? Que tal investir em uma empresa de criptomoedas ou blockchain?

Ações de criptomoedas são ações de fundos ou empresas de capital aberto com exposição significativa a criptomoedas ou a outra aplicação da tecnologia blockchain. Se você conhece o mercado de ações e como ele funciona , existem várias maneiras de participar da chamada revolução das criptomoedas sem necessariamente abrir uma conta em criptomoedas.

As ações de criptomoedas variam tanto quanto as empresas que as sustentam, o que significa que os investidores têm muitas opções de investimento. Conheça as quatro principais maneiras de investir em ações de criptomoedas e identificar algumas das empresas e fundos de capital aberto que estão liderando a revolução do blockchain.

Mas lembre-se: o mercado de criptomoedas tem sido bastante volátil – praticamente desde o primeiro dia. Quanto mais o destino de uma empresa estiver atrelado às criptomoedas, mais volátil ela provavelmente será.

1. Compre ações de empresas de criptomoedas

Uma das principais maneiras de obter exposição em criptomoedas e blockchain como investidor sem possuir nenhuma criptomoeda é investir em empresas de capital aberto que atuam diretamente no setor de criptomoedas. Empresas que se enquadram nessa descrição incluem corretoras de criptomoedas, empresas de mineração de criptomoedas e fabricantes de hardware de mineração:

  • Corretoras: Corretoras de criptomoedas são plataformas digitais que oferecem suporte à compra e venda de criptomoedas e derivativos de criptomoedas . A Coinbase (COIN), que disponibilizou suas ações ao público a partir de 2021, é uma corretora de criptomoedas completa. O gigante do mercado futuro CME Group (CME) lista futuros e opções sobre Bitcoin (BTC) e Ether (ETH), embora esses produtos de criptomoedas representem menos de 1% do volume da CME em um determinado dia.
  • Empresas de mineração: Empresas mineradoras de criptomoedas são aquelas que geram receita com a cunhagem de novas criptomoedas e a operação de blockchains de criptomoedas. Muitas empresas de mineração de criptomoedas são de capital aberto, sendo algumas das mais conhecidas a Riot Platforms (RIOT), a Marathon Digital Holdings (MARA) e a Hut 8 Mining (HUT).
  • Fabricantes de hardware de mineração: A mineração de criptomoedas envolve a resolução de problemas matemáticos cada vez mais complexos para coletar moedas e tokens . Os ¨mineradores¨ precisam de hardware para realizar o trabalho. Se você acredita que essas necessidades continuarão a crescer, considere investir em empresas que fabricam hardware especializado para mineradores de criptomoedas. NVIDIA (NVDA) e Advanced Micro Devices (AMD) são duas das concorrentes mais conhecidas nesse setor.

2. Compre ações de empresas que detêm muitas criptomoedas

Algumas empresas de capital aberto em diversos setores — relacionados e, às vezes, não relacionados a criptomoedas — possuem carteiras substanciais de criptomoedas em seus balanços corporativos. Você pode obter exposição indireta a criptomoedas comprando ações dessas empresas. Os preços das ações de empresas com grandes participações em criptomoedas têm maior probabilidade de se correlacionar com os preços das criptomoedas do que os de empresas que não possuem nenhuma.

Block (SQ), MicroStrategy (MSTR), Tesla (TSLA) e MassMutual (MCI) são algumas empresas de capital aberto que possuem ativos substanciais em criptomoedas.

3. Invista em empresas que usam tecnologia blockchain para inovar

Outra maneira de obter exposição de investimento em criptomoedas é possuir empresas que utilizam a tecnologia blockchain para inovar. A tecnologia blockchain é relevante para uma ampla gama de casos de uso, sendo a criptomoeda apenas uma aplicação da tecnologia descentralizada.

Você pode se surpreender ao saber sobre as muitas maneiras pelas quais as empresas estão aproveitando a tecnologia blockchain em todos os setores:

  • Tecnologia:  É bastante previsível que muitas empresas de tecnologia estejam usando soluções baseadas em blockchain para evoluir e expandir sua oferta de produtos. A IBM (IBM), pioneira em tecnologia tradicional, também está na vanguarda da oferta de soluções baseadas em blockchain para empresas. A NVIDIA, além de fabricar hardware para mineração de criptomoedas, desenvolveu uma plataforma baseada em blockchain para a indústria de games.
  • E-commerce: Empresas desse setor estão utilizando a tecnologia blockchain para tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes, transparentes e seguras. A Amazon (AMZN) fornece soluções de blockchain para clientes empresariais que utilizam a Amazon Web Services.
  • Bancos: Com a ascensão das fintechs, é natural que muitas empresas estejam utilizando a tecnologia blockchain para aprimorar seus serviços financeiros. O JPMorgan Chase (JPM) é um exemplo de instituição financeira tradicional que foi pioneira em reconhecer o potencial do blockchain e já utilizou a tecnologia para realizar transações internacionais.

4. Compre ações de fundos de criptomoedas negociados publicamente

Existem muitos fundos de criptomoedas no mercado , como os fundos negociados em bolsa (ETFs) e fundos mútuos . Os investidores podem reduzir o risco de encontrar uma oportunidade de investimento fraudulenta investindo apenas em fundos de criptomoedas patrocinados por instituições confiáveis ​​com histórico comprovado.

  • Fundos negociados em bolsa: ETFs são fundos geridos passivamente que detêm cestas de ações ou outros ativos líquidos, geralmente organizados em torno de um tema ou setor. Um ETF de cripto pode possuir criptomoedas diretamente, como o Fidelity Advantage Bitcoin ETF (FBTC) ou o Invesco Galaxy Bitcoin ETF (BTCO), ou ser uma carteira de ações de criptomoedas negociadas publicamente, como o Schwab Crypto Thematic ETF (STCE).
  • Fundos mútuos. Fundos mútuos são fundos geridos profissionalmente, normalmente organizados em torno de uma estratégia ou tema específico. Um fundo mútuo de criptomoedas, como um ETF de criptomoedas, pode deter criptomoedas diretamente, investir em contratos futuros de criptomoedas ou investir em ações de criptomoedas negociadas publicamente. O fundo Bitcoin Strategy ProFund Investor Class (BTCFX) da Fidelity é um exemplo de fundo mútuo que investe em futuros de Bitcoin.

Investidores em criptomoedas e blockchain têm muitas alternativas para obter exposição de portfólio a criptomoedas sem comprar diretamente nenhum ativo digital. Antes de investir em ações de criptomoedas, considere cuidadosamente quais ações ou fundos de criptomoedas, se houver, atendem aos seus objetivos e tolerância ao risco. 

Fonte: Enciclopédia Britânica, Inc.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cruzeiro apronta no Sul contra o Grêmio e mantém esperança de título viva

Vitória importante para seguir na briga pelo título. O Cruzeiro foi até Porto Alegre para…

Popularizado há um ano pelo SPFC, FDICs passam de R$ 800 bilhões em 2025 no Brasil

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) eram conhecidos quase que exclusivamente pelo mercado…

Novo São Joaquim: quinta-feira nublada com máxima de 34°C

Novo São Joaquim: quinta-feira nublada com máxima de 34°C – CenárioMT …