• Home
  • Agronegocios
  • No Brasil, Brics apoia proposta de Putin para criar “Bolsa de Grãos”

No Brasil, Brics apoia proposta de Putin para criar “Bolsa de Grãos”

Os países do Brics declararam apoio formal à proposta da Rússia para criar uma “Bolsa de Grãos do Brics”, iniciativa que tem como objetivo facilitar o comércio agrícola entre os membros do bloco e reduzir a dependência do dólar nas transações internacionais.

A proposta, apresentada pelo presidente russo, Vladimir Putin, durante a presidência rotativa da Rússia à frente do bloco econômico, foi apoiada na declaração conjunta publicada nesta quinta-feira (17), durante a principal reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura dos Brics, realizada em Brasília.

O encontro é coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“A implementação dessa iniciativa ajudará a proteger os mercados nacionais contra interferências externas negativas, especulações e tentativas de criar uma escassez artificial de alimentos”, disse Putin em outubro do ano passado, ao apresentar a proposta.

A justificativa é que a nova bolsa funcionaria como uma alternativa às tradicionais CBOT (Chicago Board of Trade) e KCBT (Kansas City Board of Trade), duas das principais referências no comércio de commodities agrícolas, ambas sediadas nos Estados Unidos.

“Foi apoiada a proposta de criação de uma Bolsa de Grãos dos Brics, para facilitar o comércio intrabloco, com base em práticas sustentáveis, justas e alinhadas às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz a nota divulgada pelo Mapa.

Além do apoio à criação da Bolsa de Grãos, a declaração conjunta também prevê o fortalecimento da cooperação entre os países do bloco em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com foco na inovação e na fabricação de maquinários adaptados às realidades locais.

O texto também pede o fortalecimento do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos Brics, como instrumento para financiar projetos de infraestrutura, tecnologia e segurança alimentar entre os países membros.

A assinatura da declaração ocorre em meio à escalada de uma guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto que incentiva a produção de mel em Lucas do Rio Verde avança na Câmara Municipal

Projeto que incentiva a produção de mel em Lucas do Rio Verde avança na Câmara…

Prefeito transfere ponto facultativo para o dia do show do Guns N’ Roses em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou nesta quarta-feira (22) a transferência do ponto…

Câmeras registram execução brutal de homem com as mãos amarradas em área de mata em Sinop

Câmeras registram execução brutal de homem com as mãos amarradas em área de mata em…