A Câmara Municipal de Cuiabá desembolsou R$ 38.005,76 para compra das passagens aéreas de dois vereadores que irão integrar a comitiva do prefeito Abílio Brunini (PL) em uma missão oficial aos Emirados Árabes Unidos e à China. A contratação foi formalizada por meio de dispensa de licitação publicada nesta segunda-feira (27) na Gazeta Municipal.
O processo, assinado pela presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil (PSD), contratou diretamente a empresa C.H. Vieira da Costa Consultoria Empresarial Ltda., com respaldo no artigo 75 da Lei nº 14.133/2021, que permite este tipo de procedimento em casos de menor valor ou situações específicas.
Os bilhetes foram emitidos para os vereadores Demilson Nogueira (PP) e Eduardo Magalhães (Republicanos), que integram a Comissão Temporária de Representação responsável por acompanhar o prefeito nas agendas internacionais. Eles embarcam nesta quarta-feira (29).
Eles participarão de dois eventos: a China International Import Expo (CIIE 2025), que ocorre entre 4 e 9 de novembro, em Xangai, e a 15ª Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico (APCS 2025), prevista para os dias 27 a 29 de novembro, em Dubai.
O Legislativo Cuiabano arca, contudo, apenas com as passagens aéreas. As demais despesas como hospedagem, alimentação e translado, serão pagas com recursos próprios dos vereadores.
Além disso, os representantes do Legislativo deverão apresentar relatório detalhado sobre os compromissos cumpridos e resultados obtidos, no prazo de até 15 dias após o retorno. O documento passará por avaliação da Mesa Diretora e será debatido em plenário, em uma medida de transparência e prestação de contas.

A Casa argumenta que a participação nas agendas internacionais faz parte de um plano para inserir Cuiabá em debates globais sobre urbanismo, turismo e desenvolvimento sustentável, ampliando oportunidades de captação de investimentos para a capital.
Leia também – Câmara aprova afastamento de Abilio e custeio de passagens para dois vereadores
Abilio já está no Emirados
O prefeito Abilio Brunini (PL) já está em nos Emirados Árabes Unidos para a 15ª Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico (2025 APCS) e Fórum de Prefeitos desde o último domingo (26). Nesta segunda-feira (27), inclusive, ele assinou o protocolo de intenções da “Declaração de Dubai sobre o Futuro da Governança Urbana”.

A assinatura do documento simboliza o compromisso de Cuiabá com uma nova agenda de inovação, sustentabilidade e governança urbana inclusiva, alinhada aos princípios discutidos durante o fórum. A “Declaração de Dubai” estabelece diretrizes para que as cidades adotem práticas voltadas à transformação digital responsável, prosperidade econômica com resiliência, qualidade de vida, e adaptação às mudanças climáticas.
-
Produtividade e assiduidade serão critérios para Prêmio Saúde Cuiabá
-
Comércio em Cuiabá e Várzea Grande poderá funcionar normalmente nos feriados
-
Cuiabá propõe emenda que exclui autarquias do Sistema de Conta Única