Em entrevista ao podcast Política de Primeira, do Primeira Página, a presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), relembrou o episódio de machismo que marcou sua trajetória política: “Esse jogo não é pra vocês, mulheres.” A frase, dita por um vereador quando ela e outras parlamentares buscavam apoio para formar a primeira Mesa Diretora 100% feminina da história de Cuiabá, acabou se tornando combustível para uma virada histórica e um símbolo da presença feminina no poder.
Eleita presidente com pouco mais de um ano de mandato, Paula afirma que a marca de sua gestão será a proximidade com a população e a fiscalização sem exceções. Nos primeiros meses, a Mesa reabriu a Sala da Mulher e a capela do Legislativo, e criou um calendário de ações voltadas ao acolhimento, saúde mental e empreendedorismo feminino.
A presidente também comentou os contratos de concessões municipais — como os da Águas Cuiabá e da CS Mob (estacionamento rotativo) e afirmou que a Câmara deve continuar atuando para corrigir distorções.
Ela defende a repactuação do contrato da CS Mob e critica o modelo que usa o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantidor do pagamento à empresa, o que segundo ela “acaba prejudicando a população”.
Assista abaixo a entrevista completa: